Cortar cabelos requer estudo e prática, um bom cabeleireiro faz cursos e aprofundamentos para se aperfeiçoar e conseguir fazer cortes diferentes e com precisão.
Por isso, arriscar cortar os cabelos sem a ajuda deste profissional é desaconselhável, pois os resultados podem ser desastrosos.
Entretanto, é possível tentar fazer em casa mesmo se você deseja somente fazer um corte simples ou ainda aparar as pontinhas dos fios no comprimento ou na franja.
Confira algumas dicas para quem quer se aventurar:
- Comece a cortar sempre com o cabelo molhado.
- Use um pente de formato reto e com dentes bem estreitos para que o cabelo seja mais bem arrumado a fim de receber o corte.
- Verifique se a tesoura não está “mascando” ao invés de cortar com precisão.
- Lembre-se de que quanto menos cortar, menores as chances de você se arrepender.
- Utilize seus dedos para marcar a quantidade certa do corte, de mechas em mechas vá cortando e sempre voltando a pentear os fios para ajeitá-los.
- Os cortes retos são mais aconselháveis para quem está começando. Não arrisque em cortes que requerem muita prática e elaboração, opte por algo básico.
- Por fim, se você errar, procure um cabeleireiro para arrumar o corte. Nada de ficar cortando ainda mais, pois assim você só piorará a situação e os fios poderão ficar curtos demais.