Incenso, faia-do-norte ou pitósporo-ondulado é o nome comum da espécie Pittosporum undulatum Vent., um meso fanerófito invasor em muitas zonas temperadas úmidas.
Características
O incenso é uma árvore que atinge até 10 m de altura, e ocasionalmente os 12 a 15 m em locais úmidos e abrigados do vento. O tronco tem casca cinzenta, tendo forma irregular, com forte nodosidade na zona de inserção dos ramos e imediatamente abaixo desta.
A copa é piramidal, formando uma canópia com 3 a 5 m de diâmetro.
As folhas são perenes, ovado-lanceoladas, agudas, de margem ondulada (o que dá o nome à espécie). As folhas quando esmagadas produzem um odor pungente.
As flores agrupam-se em cimos, com pétalas brancas, lanceoladas flores emitem durante a noite e madrugada um cheiro suave mas intenso, que pode ser facilmente percebido a centenas de metros da árvore.
Os frutos são cápsulas obovóides, glabras, bivalves, que de verde glauca passam a cor de laranja intenso quando maduros. Os frutos são resinosos, possuindo um forte odor.
A floração ocorre entre nos primeiros meses da Primavera e a frutificação entre no início do verão. No início do Outono os frutos abrem espontaneamente libertando as sementes. Uma árvore adulta de grande porte chega a produzir até 37.500 sementes.
Fonte: Wikipédia
Comentários
Uma resposta para “Planta de Incenso”
Oi:
Sei de um site que ensina a fazer incenos, bem bom. A página inteira eu não recordo agora, mas começa com "Morte Súbita"; isso mesmo, soa estranho, mas é só entrar no site e procurar por "incensos"…