É com satisfação que recebo na coluna de biscuit, o jovem artesão Ricardo Fernandes, com apenas 18 anos esbanja talento e criatividade.
Conta um pouquinho de sua experiência no artesanato, e aproveitando, dá uma força e incentivo pra quem está começando. Curtam a matéria.
Relato do artesão:
Meu nome é Ricardo, tenho 18 anos e trabalho com biscuit desde os 10 anos . Tudo começou realmente como uma brincadeira, e minha mãe é a principal mentora desta “brincadeira” virar realidade e minha profissão
Minha mãe sempre gostou de artesanato, e eu, muito pequeno sempre acompanhava ela em cursos que ela fazia:de bordado, pintura,cartonagem, etc. Fui pegando gosto pelo artesanato desde pequeno. Certa vez, participei de um curso na qual minha mãe, neste dia, optou em me levar, e fui. Pequeno de tudo, mais querendo aprender.
Esta aula foi ministrada pelo artista plástico Marcelo Darghan , onde ele ensinou um pote de temperos com rosas de biscuit. Fiz do meu jeito, me virando e no fim, não é que saiu ?! Naquele momento, mesmo sendo criança, me lembro exatamente de minha felicidade.
O material que foi utilizado foi cedido na aula, ou seja, todo aquele material levei para casa e guardei. Passado um tempo, comecei fazer outro curso, na qual envolvia artesanato também e no fim ganhei uma revista. E levei aquela revista para casa. Chegando em casa, como já tinha todo o material, fui fazer a massa seguindo as dicas da revista com a ajuda da minha mãe: “uauuuu”, eu disse, “deu tudo certo”. Peguei a massa, tingi de verde e acompanhando a revista, fiz um sapinho e uma joaninha, e para minha surpresa, todos amaram… rsrs.
Daí por diante, nunca mais parei. Fui mudando a modelagem, aperfeiçoando as técnicas, e tendo aulas com professores renomados do Brasil, tais como aulas de modelagem em biscuit e escultura com a Professora Flávia Nobrega .
Hoje não me dedico a esta técnica em si, pois a técnica country assim que descobri, foi também apaixonante. Foi amor à primeira vista…rsrs.
Sempre digo, tenho aprendido a cada dia mais e mais, e passando esta técnica a todos que amam assim como eu, através das aulas que dou tanto em São Paulo como fora, e é realmente para trocarmos experiências, vivências,etc. Tenho um grande AMOR realmente no que faço. E venho a cada dia mais querendo aprender.
Creio que o segredo, ou melhor, o caminho para que venhamos mostrar algo bacana, legal, é realmente o aprendizado. Querer adquirir conhecimento em qualquer área que seja , nunca é demais. E sempre será contado como um ponto positivo em sua profissão.
Passo horas e horas, madrugadas pintando, modelando, buscando novas maneiras mais fáceis de apresentar aos alunos, mas realmente é algo que amo fazer.
E tudo quando é feito com amor, realmente tem resultados e eu sou prova viva disso .
Treine, pesquise, faça aulas. No começo para mim foi muito dificil, não tinha patrocínio, e para me especializar foi muito difícil. Vejo essa dificuldade com as pessoas hoje em dia, que usam o biscuit como uma ferramenta de trabalho, sustenta a familia, mas que muitas vezes, é inviável comprar material, e fazer aulas .
Pra mim também foi muito difícil, foi com luta, e muita as vezes, fazia sozinho, treinava dia e noite, de tanto insistir DEU CERTO GRAÇAS A DEUS! Creia no seu potencial!!
Cláudia, fica aqui também meus agradecimentos a você pelo carinho e pela matéria. DEUS TE ABENCOE !!!!
Segue abaixo meus contatos:
Ricardo Fernandes
Tel:(11) 4427 – 5712 — (11) 7961-1604
Comentários
4 respostas para “A Combinação biscuit com Country – Ricardo Fernandes”
Ironi, Maria e Selma.
Obrigada pelas palavras de incentivo, nós do Arteblog tentamos divulgar ao máximo o artesanato e os artesãos. Continue nos acompanhando e prestigiando.
Bjks
Ola eu adoro trabalhos manuais ,gosto muito de trico,croché,bordados ,só naõ sei fazer ainda pinturas ebisqui ,mas eu vou chegar lá com a ajuda de vcs,posso contar com isso? desejo tudo de bom e que continue assim ensinando as coisas gostosa de fazer . isso me faz muito bem adoro d+ beijos e fique com Deus.
Muito bem Ricardo , sempre q. acreditamos e vamos em frente , conseguimos ; os obstáculos surgem , mais ñ podemos perder de vista a nossa meta . Parabéns .
nossa sou uma amante do biscuit ,parabens pelo trabalho divino maravilhoso bjs