De origem asiática, a semente de linhaça existe em dois tipos: a dourada e a marrom, não havendo diferenças entre elas.
- É uma fonte de ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana.
A lignana é um composto fitoquímico que pode prevenir o câncer de mama e também ajudar a prevenir os sintomas da menopausa. Há também muitas fibras na linhaça, importante para diminuir o colesterol e a glicose no sangue.
- Já os ácidos graxos, omega 3 e omega 6 ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, ajudam na renovação celular e removem o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos.
A semente de linhaça tem ainda vitaminas A, E, B1, B6, B12 e minerais como, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.
Outros benefícios da linhaça são:
- Rejuvenescedor,
- Perda de peso,
- Auxilia no combate a anemia,
- Auxilia no combate ao câncer de mama, de próstata, de colon, de pulmão,
- Auxilia no combate à acne,
- Auxilia no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa, auxilia na diminuição do risco de aterosclerose e auxilia no controle da diabete.
Como incluir a linhaça no cardápio
Muita gente torce o nariz para ele porque não sabe como come-la. Então o Arteblog resolveu trazer dicas de como incluir a linhaça em seu cardápio.
- Misture a linhaça com outros alimentos – no meio do iogurte, frutas, vitaminas, sucos, salpicado em saladas e sopas.
- Faça farinha de linhaça – bata a linhaça (a seco) no liquidificador. Você pode guardar na geladeira em um recipiente bem fechado ou saco plástico para que não fique rançoso.