Muito comum nas capas de cordéis, a xilogravura é uma expressão plástica cuja origem remete ao século V d.C., no Oriente Médio. É uma técnica de gravação em relevo que usa a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada no papel. Para fazer uma xilogravura é preciso uma prancha de madeira e uma ou mais ferramentas de corte, com as quais se cava a madeira de acordo com o desenho desejado.
É preciso lembrar que as áreas cavadas não receberão tinta e que a imagem vista na madeira sairá espelhada na impressão; no caso de haver texto, grava-se as letras ao contrário. Depois de gravada, a matriz recebe uma fina camada de tinta espalhada com a ajuda de um rolinho de borracha. Para fazer a impressão, basta pressionar uma folha de papel sobre a prancha com tinta e fazer pressão manual, esfregando com uma colher ou com a ajuda de uma prensa.
É uma técnica bastante simples e barata, muito usada nas ilustrações das capas dos folhetos de cordel. Para termos uma idéia desta simplicidade, basta saber que os gravadores nordestinos fabricam suas próprias ferramentas de corte com pregos e varetas de guarda-chuva, por exemplo, para conseguirem diferentes efeitos no desenho.
A oficina que será realizada no Sesc Bauru, abordará a origem desse tipo de gravura e sua relação com a literatura de cordel. Sendo ministrada pela artista plástica e xilógrafa Nireuda Longobardi, de 12/07 a 17/07, sendo de terça a sexta das 18h30 às 21h30 e no sábado das 15h às 18h30. As inscrições para as 25 vagas disponíveis, devem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc de segunda a sexta, até meia hora antes do início do evento. As inscrições e o curso são grátis, não sendo recomendado para menores de 14 anos. O curso acontecerá na sala de uso múltiplo 3 do Sesc.
O endereço e telefone do SESC Bauru, para mais informações é:
Avenida Aureliano Cardia, 6-71
Vila Cardia, Bauru-SP.
Telefone (14) 3235-1750
*com informações do Wikipédia
Comentários
Uma resposta para “Xilogravura – Técnica e dica de curso”
Adoro receber tantas novidades.Lamento não poder ir ao curso de xilografia por ser muito longe da minha casa. Adoro aprender .Espero ,quem sabe ,q vcs venham dar o curso em Praia Grande. Obrigada .Parabens .Fiquei muito encantada . Lyane Villar