- Por quê as pontas duplas surgem?
- Cuidados para evitar o seu surgimento
- Tratamentos caseiros para pontas duplas
O cabelo tem um peso fundamental na autoestima sobretudo da mulher e as pontas duplas podem acabar minando a saúde e a boa aparência do cabelo. Por isso, para te ajudar reunimos algumas dicas e um tratamento caseiro para pontas duplas. Você vai finalmente poder dizer adeus a esse problema.
Leia mais
Veja problemas de saúde que o ato sexual pode desencadear
Artrite e artrose: diferenças e tratamentos indicados
Infelizmente as pontas duplas surgem naturalmente, mas alguns cuidados podem ajudar a evitá-las, prevenindo-as e igualmente tratando-as.
Quando o cabelo apresenta pontas duplas muitas mulheres acabam recorrendo à cabeleireira para cortar as pontas. Mas há algumas alternativas ao corte do cabelo, e uma dica para isso é justamente o tratamento caseiro que reunimos aqui.
Mas por quê as pontas duplas ocorrem?
Você sabe porquê as pontas duplas ocorrem? As pontas dos cabelos consistem na parte mais antiga dos fios e elas envelhecem. Com o passar do tempo se elas não receberem devidamente água, óleos e nutrientes elas apresentam sobretudo o efeito desse processo de envelhecimento. O que acontece é que se os cabelos não recebem os devidos cuidados tanto a água, quanto os nutrientes e óleos não chegam as pontas.
O quadro se torna ainda pior se o cabelo acaba sendo exposto a processos químicos e a produtos que levam ondas de calor ao cabelo como o secador e a chapinha.
Todos estes fatores fazem com que o cabelo fique frágil, ressecado e quebradiço. Além de dar origem as terríveis pontas duplas. Felizmente cortar as pontas não acaba sendo a única opção para o tratamento das pontas duplas. Há uma série de tratamentos e cuidados que podem ajudar a contornar o problema. Veja aqui algumas dicas.
O fazer para prevenir as pontas duplas?
Ficar bastante tempo sem cortar o cabelo contribui significativamente para que as pontas duplas surjam, mas o problema pode ser evitado ao máximo através de alguns cuidados. Dentre os cuidados que você pode adotar para evitar o seu surgimento nos fios há o de evitar o uso de secador, chapinhas e congêneres, utilizar estes produtos apenas quando necessário e com protetor térmico, além disso, fazer hidratação regularmente.
A hidratação ajuda e muito a evitar o surgimento das pontas duplas favorecendo com que nutrientes importantes cheguem as pontas. Outros cuidados que podem vir a ser adotados está, por exemplo, pentear os cabelos pelas pontas, e caso venha a utilizar química faça um bom cronograma capilar.
Tratamento caseiro para pontas duplas
Tratamentos caseiros também ajudam bastante com as pontas duplas. Veja abaixo um tratamento que trouxemos especialmente para você. O melhor dos tratamentos caseiros é que os mesmos são baratos e com isso acessíveis. Para potencializar ainda mais os resultados obtidos lave o cabelo com água morna ou fria.
Umectação com óleos naturais: a umectação com óleos essenciais é um procedimento muito utilizado sobretudo por cacheadas que sofrem bastante com pontas duplas uma vez que a curvatura dos fios não permitem que os nutrientes cheguem até as pontas.
A umectação além de ajudar no tratamento das pontas duplas ainda atenua o ressecamento dos fios como um todo.
Os ingredientes mais utilizados são principalmente o óleo de coco, o óleo de rícino, óleo de argan, de abacate, e até mesmo o óleo de azeite (nesse caso ele acaba sendo indicado que o azeite seja preparado para ir aos fios). Para ter resultados ainda melhores, pode-se misturar diferentes óleos na sua umectação.
Se não quiser deixar sua raiz oleosa demais, não aplique diretamente nela, apenas no comprimento dos fios, mecha a mecha. Após feito isso, deixe agir por pelo menos uma hora.