- Somos os nossos hábitos
- Como adquirir hábitos saudáveis mais facilmente
- É hora de colocar a teoria em prática
Muito ouvimos sobre a necessidade de adotarmos hábitos saudáveis para melhor qualidade de vida e saúde. Quais foram os hábitos saudáveis que você adotou esse ano? Nenhum?
Leia mais
Maneiras de acabar rapidamente com o inchaço
Dicas para se dar bem na entrevista de emprego
Não podemos te julgar, de fato adotar hábitos saudáveis não é algo assim tão fácil. Para facilitar a criação e a manutenção de bons hábitos reunimos aqui algumas dicas.
Os hábitos saudáveis que deixei para trás
Se você prometeu que esse ano começaria a comer de maneira mais saudável, ou que voltaria a treinar, mas não conseguiu, tudo bem. Não se culpe nem se martirize tanto. Muitas pessoas se propõem a adotar novos hábitos, mas acabam não conseguindo e isso é até normal.
Você deixou seus novos hábitos para trás? O seu cérebro é o culpado.
O que acontece é o seguinte, veja bem. Com a prática constante de uma determinada atividade esse comportamento se torna um hábito.
Os hábitos são importantes porque nos ajudam a realizar ações rotineiras de maneira totalmente automática, como é o caso de escovar os dentes. O problema começa quando o hábito adquirido não é nada saudável.
No entanto, como um hábito não pode simplesmente ser apagado, como fazemos com os arquivos do nosso celular, você precisa substitui-lo por outro mais saudável. Mas como fazer isso? Vem com a gente.
Persistir em hábitos ruins é irracional
Somos um tipo de animal racional e devemos com isso tomar decisões racionais. Ao menos é o que se espera de nós, não é mesmo? Assim sendo, persistir em um hábito ruim é totalmente inconsequente e irracional.
Se fossemos nos apoiar apenas na ideia fisiológica não conseguiríamos tão facilmente mudar nossos hábitos e poderíamos usar isso como desculpa. Mas a questão é que somos racionais e com isso conseguimos adotar novos hábitos e abandonar outros. Vamos ver agora como fazer isso de maneira mais fácil.
Construindo hábitos saudáveis a partir do autoconhecimento
Para que você consiga adotar hábitos saudáveis de maneira mais fácil, é preciso que você entenda quão prejudicial é esse comportamento para você. Faça uma análise interna de tudo o que não vai exatamente bem em sua vida e o que precisa ser mudado.
Atrás destes pontos observados veja os hábitos e comportamentos que estão envolvidos. Você vai estabelecer uma relação de que algo não vai bem, algo que te incomoda e precisa ser mudado.
Tenha um plano de ação
Se você quer mesmo adotar novos hábitos acima de tudo é preciso saber que não dá para ficar apenas na teoria. É hora de arregaçar as mangas e colocar em prática.
Nesse momento é preciso que você entenda que talvez tenha que fazer alterações em sua rotina para alcançar o seu objetivo. É o que chamamos de identificação das recompensas emocionais envolvidas com o novo hábito a ser adotado.
Se o hábito que você quer adquirir envolve, por exemplo, voltar ou começar a treinar, veja quais as academias estão localizadas mais perto. Da mesma forma análise a sua agenda para determinar o melhor horário e veja outras eventuais mudanças que você precisa fazer na sua rotina para efetivamente conseguir aquele precioso tempo para treinar.
Você tem tempo e precisa colocar tudo em prática para ter hábitos saudáveis
Nesse parágrafo, entretanto, você já deve saber que precisará efetivamente começar se não nunca construirá um hábito novo, não é?
Se o seu objetivo é certamente começar ou voltar a treinar matricule-se e passe a frequentar a academia diariamente. Mesmo que no início possa parecer mais difícil do que você imaginava, não desista. Todo começo tende a ser mais difícil até que você se acostume.
E nem pense em se respaldar, por exemplo, na desculpa de falta de tempo. Temos muito tempo, o que nos falta são prioridades. Faça da construção de hábitos mais saudáveis uma prioridade na sua vida.