- Os riscos do sal excessivo na sua alimentação
- Opções para diminuir o sal
- O poder das ervas na alimentação
O consumo de sal sem dúvida é um problema quando pensamos em nossa alimentação. Até mesmo quem está constantemente preocupado com a alimentação saudável acaba derrapando neste quesito.
Leia mais
Joelheira Arimo é boa? Descubra aqui
Como o superar o sentimento de frustração?
Diminuir o sal pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, nós consumimos mais do que o dobro da quantidade recomendada de sal diariamente. O indicado é que o consumo seja de cerca de apenas cinco gramas de sal, o que corresponde a em média, dois gramas de sódio.
Quando adotamos os chamados temperos prontos para salada estamos abusando do sal absurdamente. Uma vez que embora estejamos conseguindo diminuir o sal, a quantidade de sódio indiretamente segue elevada.
Para se ter uma ideia apenas um destes sachês já ultrapassaria o indicado para todo o dia.
E como certamente você deve ter pensado ainda há os outros alimentos que indiretamente nem mesmo pensamos que possui sal mas apresenta sódio.
Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o brasileiro consome em média cerca de doze gramas de sal por dia.
Em média esse consumo excessivo se justifica porque muitos acreditam que uma comida temperada e saborosa é sinônimo de comida rica em sal. Mas se você concorda com esta informação você está totalmente enganada. Com a adição de alguns temperos a sua comida a sua alimentação ficará mais saudável e você conseguirá diminuir o sal.
Quais o riscos em não diminuir o sal?
A longo prazo o sal pode trazer sérios riscos para a nossa saúde. Dentre apenas alguns destes riscos podemos citar a retenção de líquidos que é terrível principalmente para as mulheres. Isso porque pode aumentar significativamente os números na balança. É possível que você ganhe cerca de três quilos em apenas um único dia com a retenção hídrica.
Outro problema que pode ser desencadeado pelo excesso de sal é a hipertensão arterial que pode sobrecarregar os rins. Os rins são os órgãos responsáveis pela eliminação do sódio do nosso organismo. Com o consumo excessivo estes órgãos podem sofrer com a chamada uma insuficiência renal. Outro problema adjacente que também pode aparecer são as disfunções cardiovasculares, dentre inúmeros outros.
Mas o que podemos fazer para diminuir o consumo deste ingrediente praticamente indispensável em nossa cozinha?
Nós vamos te ajudar.
Conheça o que você tem a disposição
A melhor maneira de diminuir o sal é justamente conhecendo os temperos que você tem a disposição. Muitas vezes utilizamos apenas o sal por desconhecer a riqueza do “mundo dos temperos”. Temos orégano, cheiro verde, alecrim, cebola desidratada, ervas finas e alho.
Vamos apresentar aqui duas excelentes opções para você.
Orégano para diminuir o sal
Se você quer diminuir o sal a melhor opção é investir no uso dos temperos e quando falamos em tempero o orégano é algo que facilmente já temos em casa. E caso não tenhamos é uma especiaria extremamente barata e fácil de ser encontrada.
O orégano tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e ainda atua no sistema imunológico. Também é um alimento antioxidante e anti-inflamatório.
Vai um orégano aí?
Adicione alecrim ao seu dia
O alecrim é ótimo para digestão, desta forma, se você tem problemas no sistema digestivo o alecrim pode ser uma excelente opção para você. Atuando até mesmo contra os gases. Mas este não é o único benefício que o consumo regular pode trazer. O alecrim apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Atua concomitantemente sobre o sistema imunológico também.