Depois da grande repercussão que teve os posts anteriores sobre tirar manchas das roupas, trouxemos algumas dicas para ajudar a resolver alguns problemas na hora da lavagem, retirar algumas dúvidas de como lavar certas peças e retirar manchas:
- Não passe roupa com manchas ou sujeira. A mancha será muito mais difícil de ser removida depois de passada. O calor do ferro faz com que a mancha se fixe na roupa.
- Mancha de vinho tinto sai se você salpicar açúcar na mancha. Pode colocar bastante, depois molhe com água fria e esfregue.
- Roupas delicadas devem ser lavadas em ciclo suave na máquina e dentro de um saco próprio. Se não tiver, improvise com uma fronha.
- O zíper está enganchando? Passe lápis de escrever nele. O grafite fará com que ele corre normalmente. O grafite geralmente é usado por chaveiros nas fechaduras para que elas não fiquem duras.
- As “bolinhas” indesejáveis das roupas de lã podem ser removidas com uma lâmina de barbear ou então já existe no mercado um aparelho que tira bolinhas, funciona a pilha, é super eficiente e o risco de você rasgar a roupa é mínimo.
- Manchas de sangue são removidas com uma mistura de maisena e água. Passe na mancha, esfregue e deixe secar no sol. Depois escove a mistura.
- Lavou a roupa e ela ficou manchada? Mergulhe no leite. O leite irá tirar a mancha.
- Roupa escura suja de lama? Lave com água fria e depois passe vinagre. Depois do tecido seco, escove a peça e esfregue batata crua. A roupa ficará limpinha.
- O excesso de roupa na máquina de lavar causa atrito entre ela e pode causar o desbotamento e desgaste das peças.
- As roupas devem ser lavada com temperatura máxima de 60ºC. Quanto mais fria a água, maior a durabilidade da peça.
- As toalhas ficarão mais limpas se no enxágue for colocada uma colher de bicarbonato.
- Peças de seda podem ser lavadas ou com água e sabão, ou só a seco, depende da composição, veja a etiqueta.
- Tecido como: shantung, tafetá, chiffon, brocado, georgette e organza e seda, devem ser lavados a seco. Leia e siga a etiqueta corretamente.