- Não guarde tudo na geladeira, entenda porque
- Conheça alimentos que não precisam de refrigeração
- Lugar de pó de café é no refrigerador
Uma grande mão na roda no quesito preservação de alimentos é sem dúvida a geladeira. Onde podemos guardar alimentos já prontos para o nosso posterior consumo. Mas você já passou pela experiência de guardar um alimento nela e ele acabar estragando?
Leia mais
Dicas para facilitar a hora da lavagem de suas roupas
Dicas para evitar alergias após a depilação
Isso acontece porque embora guardemos nossos alimentos praticamente de modo automático, há modos errados de fazer isso, que podem levar a sua rápida perda.
Vai para a geladeira ou não?
O pior erro que cometemos é acreditar que todo e qualquer alimento deva ser guardado na geladeira. Quer apostar? Uma pergunta rápida, onde está a sua manteiga nesse exato momento? Se estiver na mesa para tomar café não conta. Mas onde você a guardará em seguida? Certamente na geladeira!
E é aí que encontramos o primeiro erro. A manteiga não precisa por lei ir para a geladeira. Isso depende e muito do seu fabricante e do próprio produto. Claro que há quem goste da manteiga mais durinha, mas se você nunca gostou saiba que não é obrigado a deixá-la refrigerando.
Guarde-a na geladeira apenas em dias quentes para evitar que ela liquidifique.
Legumes
Todos os legumes como cenouras, batatas, tomates, abóboras, e abobrinhas, por exemplo, habitualmente guardamos na geladeira. Mas saiba que assim como a manteiga não é obrigatório refrigerá-las. Você pode guardá-las em um local arejado sem direta exposição ao sol.
Além de evitar que a sua geladeira fique cheia, você conserva melhor os alimentos desta maneira. Destine a geladeira apenas, por exemplo, dessa nossa lista, legumes já cortados. E no caso da batata, lembre-se de colocá-la em água para refrigerar.
Alho e cebola devem ir para a geladeira
A melhor maneira de preservar estes ótimos condimentos é justamente mantendo-os na geladeira. Ao contrário dos legumes citados anteriormente que podem ser guardamos no armário ou fruteira, tanto o alho quanto a cebola devem ser guardamos em um tapoer fechado para evitar mudanças em sua textura e no seu sabor.
Cuidado ao guardar o leite na geladeira
As embalagens mais modernas de leite apresentam uma tampa abre e fecha que ajuda ainda mais na sua conservação. Contudo, caso você tenha comprado um leite sem esse sistema de abertura abre e fecha, deverá cortar o bico da caixinha. Essa abertura deverá ser fechada antes de voltar o leite ao refrigerador.
Uma boa opção que você pode adotar são as chamadas garrafas leiteiras onde você pode guardar o leite devidamente bem tampado.
E as folhas e verduras?
Falamos das verduras, mas como melhor conservar as nossas verduras? Assim que comprar alface, rúcula, acelga e correlatos lave bem as folhas e seque-as em papel toalha.
Assim que estiverem lavadas e secas guarde-as na gaveta em sacos individuais para evitar murcharem e queimar as folhas.
Café a açúcar na geladeira
Por incrível que pareça caso não aja nenhuma recomendação contraria na embalagem, o café pode ser colocado inclusive no refrigerador. Sendo essa até mesmo uma recomendação uma vez que refrigerar o café preserva suas propriedades e seu aroma.
O açúcar por sua vez acaba indo parar em algumas geladeiras por força do hábito de algumas pessoas e pela crença de que o afasta de formigas. Contudo, você pode simplesmente guardá-lo bem vedado no armário que não há problema algum.
Lugar de ovos não é na porta
Muitos modelos de geladeira trazem o compartimento para ovos na porta, entretanto este não é o melhor lugar para guardá-los.
Assim como as verduras prefira locais fechados (recipientes ou a gaveta são as melhores opções). Antes de fazer o acondicionamento lembre-se de lavá-los bem em água corrente.