Como organizar seu quarto

Você acorda com aquele desejo de dar um jeito na bagunça. Coloca o armário abaixo, separa roupas para doação, dobra e arruma tudo direitinho, tentando aproveitar o espaço da melhor forma possível.

Se mesmo assim ainda sobra uma montanha de peças que você nem consegue imaginar como guardava antes, é hora de ver outras partes do quarto com outros olhos. O segredo para a organização pode estar embaixo da sua cama.

Fabricantes de móveis já começam a disponibilizar camas com gavetões de rodinhas para facilitar o aproveitamento do espaço. As camas box também existem na versão baú, com espaço para guardar objetos. No entanto, mesmo sem móveis planejados é possível usar o espaço sem comprometer a decoração e a praticidade: basta escolher caixas e recipientes adequados.

O espaço sob as camas é perfeito para guardar peças que você não usa todos os dias, como lençóis, edredons e roupas da estação passada. Para armazenar peças de inverno no verão e vice-versa, não esqueça de lavá-las antes, evitando o aparecimento de manchas e fungos. Mais dicas você encontra no post ‘Dicas para organizar o armário’.

As caixas podem ser diferentes para as diferentes funções, por

Use space bags para os edredons, cobertas e cobertores, caixas transparentes para os sapatos do dia a dia, caixas especiais para os sapatos de festa, cestos para papéis e trecos.

Dessa forma, você economiza tempo para encontrar as peças e mantém tudo mais bonito e conservado. Outra opção para os sapatos é a sapateira, que pode ser pendurada atrás da porta, ela possui visores transparentes e zíper ou um modelo como um armário.

No quarto das crianças, opte por caixas organizadoras de acrílico. Assim, fica fácil de identificar o que há dentro de cada recipiente e você pode combinar com a decoração ou até mudá-la dando um ar mais agradável.

Dê uma atenção especial para a limpeza: agora que o chão do quarto será usado como armário, ele deve receber cuidados como tal. Uma vez por semana, limpe as caixas com pano úmido, e não dispense o aspirador de pó a cada 15 dias. Quando for limpar, aproveite e abra as caixas para ventilar.

Casas cada vez menores não são necessariamente uma desculpa para bagunça e improvisação. Aproveite os cantinhos e espaços “secretos” para manter tudo em ordem, como:

  • Atrás da porta do quarto: você pode pendurar as bolsas em um cabideiro ou usar a sapateira. No quarto das crianças, podem ser usados os cabides para bonecas e mochilas.
  • Atrás da porta do banheiro: é um bom espaço para guardar bijouterias, ficando sempre à mão na hora de se arrumar em frente ao espelho. O secador de cabelo, escovas e os cosméticos mais usados diariamente também podem ser guardados em um cabideiro.
  • No canto da sala ou do quarto: guarde papéis, chapéus, bonés, aparelhos eletrônicos, recordações e o que mais você precisar em caixas empilhadas de diferentes dimensões. Você pode usar organizadores com rodinhas, gaveteiros ou módulos.


Publicado

em

,

por