O nervo ciático é um nervo grande que se estende desde a parte inferior das costas até a perna. A ciática é uma condição que afeta o nervo ciático e causa uma dor forte na parte posterior das costas e pernas.
Este problema ocorre quando o nervo ciático é comprimido ou se irrita por uma compressão dos discos.
Considera-se que a dor ciática seja uma doença, é um sintoma claro de problemas como a hérnia de disco ou estenose espinhal.
A dor do nervo ciático é muito incômoda e pode impedir que a pessoa realize suas atividades por um tempo, podendo durar até 8 semanas. Se durante este período tivermos em mente alguns cuidados e exercícios, esta dor pode diminuir e até desaparecer por completo.
Essas dores, geralmente, começam com um desconforto na área lombar, fadiga e dores nas pernas. Gradualmente a dor vai aumentando e pode se espalhar por toda a superfície da perna. Se deixada sem tratamento, essas dores podem ser incapacitantes.
Toda e qualquer dor é importante. E procurar um médico nos estágios iniciais também ajuda a prevenir maiores complicações.
Mas alguns exercícios em casa podem fazer com que a dor amenize e o quadro melhore. Vão aqui algumas dicas:
Deite-se no chão com o rosto para baixo e mantenha seus quadris no chão. Levante-se o troco e coloque os cotovelos no chão. Mantenha essa posição por 5 a 30 segundos. Se você sentir dor, tente intervalos mais curtos e realize 10 repetições deste exercício.
Quando puder tolerar essa posição por 30 segundos, incline-se para trás, mas ao invés de cotovelos, desta vez apoie em suas mãos e realize este exercício a cada duas horas para combater a dor ciática.
Deite-se de costas e traga o joelho para o peito, mantenha a posição por 30 segundos e realize de 4-6 repetições.
Vire-se e ajoelhe-se, trazendo suas nádegas para os calcanhares e dobre o tronco para o chão. Estenda ambos os braços ao seu lado. Mantenha a posição por 30 segundos. Volte para a posição ajoelhada e realize 6 repetições, faça esse exercício todos os dias, pelo menos duas vezes.
Deite-se de bruços e estenda os braços para frente. Levante o braço direito e a perna esquerda 3 centímetros do chão, mantendo esta posição de 3 a 5 segundos. Para adicionar a variedade, pode manter esse exercício por quanto tempo achar necessário.
Com os joelhos e mãos no chão, estenda um braço para frente e uma perna para trás e mantenha esta posição.
Deitada com a barriga no chão, com braços para os lados e pernas retas, dobre uma perna 90 graus e cruze na perna direita, tentando tocar o chão com o joelho, e vire a cabeça na direção oposta.
Comece na posição quadrúpede, apoiando as mãos e os joelhos, e use uma perna sobre o peito e cruze na frente da outra. Deslize a sua perna de volta, para trás tanto quanto possível até sentir o alongamento nas nádegas.
Coloque um travesseiro sobre uma superfície plana, e deite de bruços com a barriga em cima dele.
- Coloque as suas mãos atrás das costas e, em seguida, levante o peito e os ombros cerca de 10-15 centímetros do chão.
- Mantenha a cabeça em posição neutra, olhando para baixo por pelo menos 5 segundos e estenda os braços para frente da cabeça para tornar o exercício mais fácil e mais eficaz.
Algumas dicas fáceis e podendo ser feito em casa mesmo!