Que tal ter um colar de pérolas que você mesmo pode fazer – e vender! – e sair por aí deslumbrando todas as pessoas que te encontrarem?
Aprenda a fazer um maxicolar e entre na moda!
Veja como fazer lindos artesanatos usando lacres de latinha
Acredite: um colar assim é coisa de cinema!
Você vai precisar de:
- Pérolas de vidro nº 12
- Fio de náilon
- Alicate de corte
- Alicate de bico fino (para segurar)
- Alicate de bico chato (para abrir argolinhas)
- Fecho de duas partes
- Argolas
- Corrente guaraná
Modo de fazer:
Para começar, meça e corte um metro do fio de náilon usando tesoura ou o alicate para fazer cortes. Depois disso, passe três pérolas pelo fio de deixe-as no meio dele. Feito isto, ao colocar a quarta pérola, passe também a outra ponta do fio por ela. Se você fizer isto, as quatro pérolas se agruparão, como em um pequeno círculo.
Quando passar as duas pontas do fio pela pérola de número quatro, puxe as pontas para que a trama fique sem qualquer folga. Isto garantirá um acabamento ainda mais bonito ao colar.
Para podermos dar sequência à trama, coloque mais uma pérola por cada uma das pontas do fio do náilon.
Coloque uma terceira pérola, fazendo novamente o cruzamento dos fios por dentro dela. Puxe ambas as pontas, apertando bem a sua trama, para que seu colar fique ainda mais impressionante.
Estes últimos três passos devem ser repetidos para que você possa definir o tamanho do seu colar, uma vez que ela formará todo o contorno dele. Quando você chegar ao tamanho desejado, dê um nó bem apertado nos fios.
Para podermos continuar com a peça, você vai precisar definir o meio dela. Conte cinco pérolas para cada um dos lados a partir do centro, de forma que abranja uma área em que seja possível contar 11 pérolas. Então enrosque um fio entre a primeira e a segunda pérola deste espaço, alinhando bem as duas pontas. Então, em uma das extremidades do fio, passe duas pérolas. Quando colocar a terceira pérola, passe as duas pontas pelo centro dela, cruzando-as, tal como foi feito anteriormente. Isto fará com que você dê início a uma nova trama. Lembre-se sempre de apertar bem para poder formar o círculo.
Agora, a extremidade do fio que estiver ao seu lado direito, precisará ser entrelaçada novamente à borda principal, desta vez, agora entre a segunda e a terceira pérolas. Uma delas precisa ser colocada no fio da esquerda, e a segunda, atravessada pelas duas pontas do fio, deixando que eles se entrelacem mais uma vez. Essa trama precisará ser repetida até que o fio de náilon se entrelace entre as pérolas de números 10 e 11 daquele espaço que fora delimitado na trama principal. Para finalizar, amarre o fio.
Linha depois de linha, cada um dos passos 7 e 8 precisam ser repetidos, de forma que o colar possa se afunilar e ganhar o formato de uma pirâmide invertida.
Para terminar, prenda os elos da sua corrente ao fio de náilon. Meça a quantidade de corrente de sua preferência. Depois, prenda o fecho usando as argolas.