A salada da serenidade foi ensinada em um dos programas Globo Repórter que vai ao ar todas as sextas-feiras pela emissora Globo. Segundo o orientado pelos especialistas, trata-se de uma refeição ideal para o café da manhã, pois é nutritiva e acalma.
Aprenda a fazer a salada da serenidade.
Você vai precisar de:
- 1 banana média
- 1 maçã pequena
- ½ iogurte natural desnatado
- ½ xícara de leite de soja
- 1 colher (sobremesa) de farelo de aveia
- 1 colher (sobremesa) de gérmen de trigo
- 1 castanha-do-brasil
- 3 nozes
- 3 ameixas secas
Modo de fazer:
Coloque a banana picada e a maçã cortada bem fina em uma tigela. Acrescente o germe de trigo e o farelo de aveia. Acrescente o iogurte e misture. Coloque as nozes, a castanha e as ameixas secas.Dica: Você pode umedecer a mistura com leite (de soja ou de vaca).
Fonte e foto [Globo Repórter – Receitas]
Saiba mais sobre a ansiedade:
Muitos especialistas afirmam que a ansiedade é um dos sentimentos do nosso século. De acordo com pesquisas, oito em cada dez trabalhadores apresentam sintomas de ansiedade ao longo de suas carreiras. Mas são as mulheres normalmente que sofrem mais com a ansiedade excessiva, tudo por causa dos hormônios.
O ideal é saber conviver com este sentimento, jamais excluí-lo, pois ele é necessário para podermos tomar melhores decisões. É preciso esclarecer que ansiedade não se trata de uma doença, mas ela faz parte do nosso sistema de defesa quando devemos fugir de uma situação de perigo ou que nos aflige, por exemplo.
Uma experiência traumática pode influir no nosso grau de ansiedade para o resto da vida. Perceba, desta forma, que o que preocupa de verdade é a ansiedade em excesso que é capaz de atrapalhar as atividades do dia a dia.
É certo que até mesmo a nossa alimentação pode sofrer grande influência em nossa saúde mental. Por isso, nada melhor do que selecionar o que ingerimos para evitar que a ansiedade chegue em excesso. Veja algumas dicas relacionadas à ansiedade, alimentação e perda de peso:
- Café e álcool causam instabilidade emocional e aumentam a ansiedade, portanto, evite-os.
- O ansioso faz tudo às pressas, inclusive suas refeições, assim o corpo sempre responde com mais fome. Se você quer perder peso, por exemplo, tenha em mente que esse processo é algo que demora. Está nervoso e vai direto para um chocolate? Nem descansou das férias que fez e sente-se fatigado? Trabalha demais e quase não arruma tempo para suas coisas? Solução: anote cada atividade e faça uma por vez, assim, o corpo se concentra e a ansiedade diminui.
- Mastigar bastante antes de engolir também ajuda a “enganar” o cérebro, a sensação de saciedade chega mais rápido e a ansiedade é controlada.
Converse com o seu médico e use os fitoterápicos a seu favor para combater a ansiedade:
- Camomila: é utilizada para problemas do sono e digestivos.
- Gengibre: ansiedade normalmente vem junto de distúrbios alimentares, o gengibre estimula a produção de saliva e da bile, fazendo com que náuseas e gases sejam diminuídos.
- Ginkgo biloba: oxigena melhor as células do cérebro e é antidepressivo.
- Lúpulo: trata ansiedade e problemas do sono.
- Scutellaria lateriflora: auxilia no tratamento dos distúrbios do sono, nervosismo, tremores e espasmos. Na Europa é reconhecida oficialmente no tratamento de tensão nervosa, epilepsia e insônia.
- Valeriana: erva tranquilizante, mas pode causar sonolência.