É fácil fazer suas próprias bolsinhas tiracolo, excelentes para usar quando vamos passear, nos movimentar e quando não queremos ter aquela preocupação com o tamanho ou o peso da bolsa.
Veja dicas para limpar e guardar suas bolsas
Aprenda a fazer uma bolsa com fuxicos
Todo mundo sabe que, quanto maior o espaço, maior a chance de colocarmos mais coisas ainda dentro da bolsa. Não que devamos obrigatoriamente andar sempre sem nada dentro dela, mas é por considerar os muitos malefícios causados pelo excesso de peso sem distribuição. Por isso é ideal sempre ter uma bolsinha a mão. Que caiba a carteira, um livro, o telefone ou até mesmo um creme e a maquiagem que estiver usando.
A costura da bolsinha é simples, podendo até mesmo ser feita à mão, desde que os pontos sejam firmes e regulares. Se você está iniciando, talvez seja um bom momento para aprender a deixar os pontos mais uniformes.
Se já tem prática na costura, é só fazer à máquina ou até mesmo fazer à mão mesmo. Você também pode decorá-la colocando apliques, sejam termocolantes ou até mesmo costurados. O que realmente vai fazer a diferença, por fim, é você fazer com prazer a bolsa e poder utilizá-la sempre que quiser, carregando as coisas realmente necessárias para deixar sua vida mais cômoda e mais prática.
Bolsa tiracolo
Você vai precisar de:
- Máquina de costura
- Tecidos de algodão vermelho e estampado
- Brim preto
- Manta acrílica
- Tesoura
- Linhas vermelha e preta
- Cordão de algodão
- Fecho de metal
- Rebite
- Alfinetes
- Giz de costura
- Fita métrica
- Molde da bolsa (que pode ser baixado clicando aqui)
Modo de fazer:
- Imprima o molde da bolsa do tamanho que quiser e recorte-o.
- Depois, risque o avesso do tecido estampado utilizando o molde, deixando uma margem de meio centímetro nas laterais.
- Na manta acrílica, risque novamente o molde, mas deixando agora o espaço de margem de um centímetro.
- Utilizando a linha preta, faça o quilt (que é esta costura mais “bagunçada”, sem seguir um padrão), tomando o cuidado para não costurar em cima da estampa.
- Para te ajudar, prenda com o alfinete a manta acrílica.
- Depois, tire um pouco do excesso da manta, deixando-a um pouco mais fina.
- Repita o procedimento na outra parte da bolsa.
Corte o tecido vermelho na diagonal, fazendo algumas tiras. Você deverá fazer um viés com ela, o que vai ser colocado na lateral da bolsa.
Para deixar o viés mais estruturado, coloque o cordão de algodão dentro da faixa de tecido recortada, dobrando-a ao meio. Costure.
Junte as duas partes da bolsa já feltrada, do lado direito. Entre as partes, coloque o viés. Costure pela bainha de sobra, deixando um acabamento bem bonito.
Passe novamente o molde no tecido liso duas vezes para poder fazer o forro. Deixe uma margem de meio centímetro.
Coloque o forro dentro da bolsa. Costure toda a volta, mantendo a parte da boca aberta. Costure também a parte de cima, unindo aí toda a bolsa ao forro.
- Para a alça, corte uma tira de 7 x 132 cm do tecido preto. Para o fecho, corte dois pedaços de 16 x 7 cm do tecido, dobrando-o ao meio o brim de tamanho maior e feche a costura.
- Vire a alça para o lado certo e deixe a costura centralizada.
- Dobre ao meio as outras tiras e costure pelas laterais.
- Desvire e rebata a costura, fazendo um bordado em volta, tal como na imagem.
Prenda as alças com o rebite e coloque os metais do fecho.