O capim dourado é uma espécie de palha que existe especialmente na região do Jalapão, na região norte do país, no estado do Tocantins, para ser mais preciso.
Este capim é de uma cor intensa que lembra o ouro, e por isso mesmo é usado no ramo no artesanato para confeccionar lindas peças, como
- pulseiras,
- colares,
- brincos,
- cintos,
- vasos,
- braceletes,
- anéis e
- outras peças de decoração e bijuterias.
A matéria prima destas lindas obras somente pode ser colhida entre os dias 20 de setembro até 20 de novembro, pois é preciso preservar o capim dourado para que ele não entre para a lista das plantas em extinção. A primeira vez em que o artesanato com essa palha foi mostrado a um grande público aconteceu no ano de 1993 e desde então essa técnica foi ganhando todo o Brasil, chegou até às telas da Rede Globo e até foi exportado para outros países.
Você deve estar lembrado da novela Araguaia que passou faz pouco tempo durante as 18 horas na Globo. Ela retratou muito bem a confecção das bijuterias com capim dourado. Observe na primeira foto, as duas personagens principais da trama estão usando peças feitas com a mencionada arte.
Hoje, a novela Amor Eterno Amor também lembrou do capim dourado e a personagem Jacira vem elaborando suas peças com essa palha. Veja na imagem acima o lindo bracelete que Jacira está usando.
A cidade de Jalapão, em Tocantins, se destacou tanto na arte que recebeu a certificação de Indicação Geográfica – IG pelos produtos artesanais feitos com capim dourado. Esse selo é um importante título concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Inpi e dá muito destaque e importância para essa arte.
De acordo com informações do Sebrae, as bolsas, fruteiras, bijuterias, porta-joias e outras peças produzidas pela Associação dos Artesãos que usam Capim Dourado e possuem a Indicação de Procedência – IP, conseguem ter os preços dos produtos mais justos para o artesão, é o que disse um estudo feito na Europa.