Segundo o site do Sebrae, o filé produzido em Alagoas é a técnica de trabalho manual que consegue manter 70% dos artesãos da região.
O filé consiste em uma espécie de bordado rico em detalhes que, ao final, fica bastante parecido com uma renda.
O bordado é feito a partir de uma rede de tecido feito em algodão, os artesãos prendem este material em alguns pregos fixados em uma moldura de madeira em forma de quadrado ou de retângulo. A trança é feita toda com as mãos e o resultado são peças incrivelmente lindas, como blusas, vestidos, saias, lenços, colchas para cama, barrados para toalhas de banho, toalhas de mesa e muitos outros.
Os motivos escolhidos para o bordado do filé podem variar entre figuras geométricas ou flores de diversos tamanhos. A arte é tão executada em Alagoas que chegou a ser reconhecida como Patrimônio Cultural do Estado. Destaca-se ainda que é fazendo este tipo de trabalho que a grande maioria das pessoas que povoa as comunidades do estado consegue sobreviver.
Além disso, o filé é considerado um símbolo que representa a cultura alagoana, pois é rico em detalhes, é tradicional e muito autêntico.
Confira abaixo algumas imagens do filé produzido no estado de Alagoas: