O processo de transformação do lixo orgânico em adubo chama-se compostagem. Além de contribuir para diminuição da produção diária de lixo do país, você ganha um adubo rico em nutrientes e pode ter um lindo jardim.
Parece dar um pouco de trabalho, mas o resultado é realmente incrível, as plantas ficam mais saudáveis e o jardim fica sempre vivo e sem influência de adubos químicos. Siga os passos para fazer sua compostagem, principalmente se for cultivar plantas medicinais:
- Faça furos do lado debaixo de um recipiente de plástico, de preferência um pote de sorvete de dois litros. Se quiser, poderá utilizar um vaso de plantas (eles já contêm furos).
- Abaixo do vaso coloque um pratinho para recolher o chorume que irá escorrer. Se preciso for, coloque um calço entre o recipiente e o prato para que o líquido saia livremente.
- A compostagem é feita com sobreposição de resíduos. Você fará uma proporção de três camadas de materiais secos para uma camada de material úmido. E assim por diante até acabarem seus materiais. A camada seca deverá ficar exposta por último.
- O material seco poderá ser composto por papelão, cascalho de árvore, serragem, folhas secas, palha de milho. O úmido é o lixo em si, use restos de leite, filtro de café usado, borra de café, cascas de frutas, sobras de verduras e legumes.
- Não usar restos de comida temperada (como sal, óleo, azeite), frutas cítricas em excesso, esterco de animais domésticos, cinzas de cigarro, restos de carne, papel de revista por causa da tinta.
- Mexa o adubo com o auxílio de um garfo de jardim a cada 15 dias. O material estará pronto para ser usado no prazo de 2 meses.
As dicas são práticas e simples. Na última caixa pode retirar o líquido que escorrer com uma torneirinha que vai ajudar muito.