- Conhecendo os benefícios da B6
- Quais sintomas indicam carência desse nutriente?
- Alimentos onde há presença de vitamina B6
Você já deve ter ouvido falar um pouco sobre os benefícios das mais diversas vitaminas, mas e a vitamina B6? Você saberia dizer os benefícios que esse nutriente apresenta?
Leia mais
Juros simples x juros compostos: qual a diferença?
Poliomelite: a importância da vacinação nos dias atuais
O fato é que o nosso corpo é basicamente como um carro propriamente dito. Os alimentos que consumimos são como o combustível que fornecemos para o nosso veículo.
Mas mais do que fornecer apenas energia para as nossas atividades diárias, os alimentos que consumimos apresentam nutrientes que nos permitem ter uma qualidade de vida melhor e com mais saúde. Para isso é preciso uma alimentação equilibrada e rica em todos os nutrientes.
Nesse sentido, segundo o Ministério da Saúde, a vitamina B6 é uma das mais importantes para o bom funcionamento do nosso corpo uma vez que permite que o nosso organismo metabolize tanto proteínas, quanto carboidratos e gorduras.
Então, se você quer ter uma vida plena e saudável o ideal é aumentar a sua ingestão de vitamina B6 diariamente.
Mas antes de falarmos um pouco sobre os alimentos que a contém, vamos ver um pouco mais sobre seus benefícios?
Vitamina B6: quais os benefícios?
Além dos benefícios que adiantamos no início a vitamina B6 também desempenha uma função de relevância no sistema nervoso central comandando funções cognitivas importantes.
Esse nutriente ainda auxilia na prevenção e igualmente no tratamento da anemia.
Estudos indicam que a vitamina B6 estaria associada também a melhores níveis de serotonina, conhecida por melhorar o bem-estar e o prazer.
Somente por esses motivos você deveria incluir alimentos ricos em vitamina B6 na sua rotina. Mas não para por aí.
Para mulheres na menopausa ajuda controlando o nível de estrogênio. Pode atuar também deixando a pele mais jovem aumentando a sua elasticidade.
Como saber se estou com deficiência de B6?
Você com certeza deve estar se perguntando agora se está ou não com carência dessa vitamina visto a sua importância em vários processos do nosso corpo.
Assim como toda a vitamina quando em falta no nosso organismo a B6 também apresenta sintomas de sua carência.
Dentre os sintomas mais comuns estão irritabilidade, dificuldade para dormir e fadiga. Todavia, é importante destacar que dificilmente alguém sofre com a carência da vitamina B6. Isso porque ela está presente em uma série de alimentos. Se alguém tem falta de B6, essa falta é ocasionada por problemas de absorção advindos de outros problemas como excesso de álcool, uso de alguns medicamentos e tabagismo, por exemplo.
Menos comumente também é observado como sintoma de carência problemas de imunidade, a manifestação de dermatites e até mesmo a depressão.
Onde podemos encontrar a B6?
O melhor da vitamina B6, além dos seus benefícios é claro, é que ela pode ser facilmente ingerida por meio da nossa alimentação, sem precisar com isso de suplementação.
Por meio de uma alimentação saudável e equilibrada podemos tranquilamente fornecer ao nosso organismo os níveis necessários dessa vitamina diariamente.
Dentre os alimentos onde podemos encontra-la temos os leites e os ovos, por exemplo. Mas ela está presente em abundância em outras fontes tanto de origem animal quanto vegetal. Podemos citar como fontes a aveia, a banana, o abacate e as oleaginosas.
Cuidado com à hipervitaminose
Há muitos suplementos no mercado que apresentam a B6 em sua composição. Nesse sentido se faz necessário que a administração seja feita sob orientação de um profissional de nutrição de sua confiança. Isso porque pode ocorrer uma sobrecarga dessa vitamina no organismo e igualmente de outras pelo uso indiscriminado do composto.
Quando isso ocorre recebe o nome de hipervitaminose e assim como a carência de vitaminas, o excesso também pode acarretar problemas para o nosso organismo.