- Vencer a ansiedade sem medicamentos é possível?
- Técnica de relaxamento é a aposta dos pesquisadores
- Mindfulness é uma das opções disponíveis
A ansiedade é o mal do século. Alguns estudos apontam que a necessidade com que se consome e com que se deve produzir e essa típica agilidade da vida moderna seja o seu principal fator desencadeante. Independente do que de fato a causa o que se tem atualmente é uma busca incansável por meios de se vencer a ansiedade.
Leia mais
Quebra de cabelo: adote dicas para evitar que aconteça
Capim-limão: conheça os seus incríveis benefícios
Muitos pacientes diagnosticados com o Transtorno de Ansiedade Generalizada, ou TAG, como também é conhecida, sabe muito bem dos problemas que o nervosismo e a espera pelo futuro causam. São estes pacientes também os mais interessados em como vencer a ansiedade. Todos nós sabemos, entretanto, que há medicamentos no mercado indicados para estes pacientes e para pessoas com quadros ansiosos. São os medicamentos conhecidos como ansiolíticos.
Todavia, o que abordaremos neste post é a possibilidade de atenuar os sintomas e quem sabe até mesmo vencer a ansiedade. Isto é, sem o uso de medicamentos. Mas seria possível? Seria possível vencer a ansiedade com mudanças e terapias corporais e/ou comportamentais? É isso o que vamos descobrir juntas.
Vencer a ansiedade, conhecendo o problema e as abordagens
Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo. Segundo dados da organização, cerca de dezoito milhões de brasileiros convivem com o transtorno. Para quem desconhece a ansiedade como um problema (visto que é uma característica ou capacidade humana natural) o mesmo se configura como uma crescente e constante preocupação com o futuro, com o que está por vir.
Os tratamentos, como adiantamos, são fundamentados em medicamentos e terapia. Mas há outras frentes que podem ajudar quem sofre a lidar com o problema.
De acordo com estudos desenvolvidos por uma universidade de Colúmbia nos Estados Unidos, algumas técnicas de relaxamento são promissoras. Ou seja, podem auxiliar significativamente na melhora dos sintomas, o que poderíamos caracterizar com uma vitória sobre a doença.
Dentre as técnicas que foram estudadas podemos mencionar o ioga e o mindfulness, por exemplo. De acordo com os estudos que foram realizados estas técnicas se tornam efetivas, pois auxiliam no desenvolvimento do auto controle e também do pensamento positivo. Como sabemos estas são características importantes para se vencer a ansiedade.
Quais as abordagens estudadas para vencer a ansiedade?
Agora você deve estar se questionando sobre as técnicas analisadas, não é mesmo?
Ioga: o ioga é uma prática indiana milenar que consiste na execução de asanas (posições do ioga) e de meditação. Desta forma, tem como premissa de ação o controle da mente de modo a esvazia-lá em busca de paz interior, dentre outras coisas.
Mindfulness: essa técnica tem se popularizado. Cada vez mais temos ouvido falar de seus benefícios e meios de execução. Em tese é excelente para o combate a ansiedade. Mas como sabemos cada indivíduo reage de maneira diferente a cada um dos estímulos com os quais interage.
Resumidamente podemos esclarecer que o mindfulness é uma técnica de treinamento. Técnica esta que visa prender a sua mente ao momento presente. Desta maneira isso dificulta que a mesma viva em constante preocupação com o futuro.
Apesar disso…
Apesar de trazermos aqui duas opções comprovadamente eficazes para atenuar e/ou mesmo vencer a ansiedade não estamos defendendo a interrupção do tratamento medicamentoso. Caso venha a ser prescrito. De maneira periódica as técnicas podem sim eliminar a necessidade de medicamentos ansiolíticos, mas somente um médico responsável poderá fazer esta avaliação.