- Conhecendo o ora-pro-nóbis
- Utilizações da planta dentro e fora da gastronomia
- Custos de mercado para você consumidor
Muito conhecida e consumida principalmente nas cidades históricas colonizadas pelo chamado ciclo do ouro durante o período colonial, a ora-pro-nóbis é uma planta extremamente nutritiva e que proporciona inúmeros benefícios para seus consumidores. Vamos conhecer um pouco dos seus benefícios?
Leia mais
Cabelos saudáveis: erros que destroem o seu cabelo
Coronavírus: os principais erros na hora de conter a pandemia
Ora-pro-nóbis é uma planta para lá de nutritiva
O ora-pro-nóbis é uma planta conhecida como protetora da imunidade e também das artérias. Isso devido à concentração de fenólicos presentes em sua composição. Mas a planta possui inúmeros nutrientes que a tornam digna de nossa atenção e é sobre isso que falaremos neste post.
Um estudo realizado por pesquisadores do Sul do país denotam muito bem as propriedades da ora-pro-nóbis e a colocam em um lugar de destaque. Principalmente para quem busca mais saúde e qualidade de vida. Dentre os nutrientes encontrados na planta temos ferro, vitamina C, fibras, magnésio, cálcio e mangânes para citarmos apenas alguns.
Além destes nutrientes que comentamos acima, a ora-pro-nóbis apresenta uma concentração significativa de proteínas em sua composição. Em matéria seca pode apresentar até trinta porcento de proteínas. Por conta desta alta concentração a planta tem sido utilizada na produção de uma farinha de ora para o enriquecimento de preparos como bolos, massas e correlatos, em geral. O que dá um tom levemente verde as preparações, mas que as deixam altamente proteicas.
Curiosamente devido à alta concentração de proteínas, em tempos remotos, a ora-pro-nóbis já foi chamada de carne de pobre. Aqueles menos favorecidos inclusive a consumiam na falta de outras fontes de proteínas como a carne vermelha, por exemplo.
Realmente, apesar de muito nutritiva, a ora-pro-nóbis não é indicada para substituir a carne vermelha, mas é uma excelente opção para enriquecer um pouco a rotina alimentar de cada um de nós.
Como aproveitar a ora-pro-nóbis?
Se você está em dúvida sobre como aproveitar a ora-pro-nóbis separamos aqui algumas dicas interessantes de como utilizar cada uma das partes desta nutritiva planta.
As flores da planta são comumente utilizadas para a finalização dos pratos e é comestível assim como toda a estrutura da ora.
A fruta da ora-pro-nóbis apresenta uma característica coloração alaranjada, ou seja, rica em betacaroteno que possui excelente ação antioxidante. Costumeiramente é utilizada para a preparação de geleias e sucos.
O talo de ora-pro-nóbis normalmente é consumido cru, devido principalmente a sua crocância. Entretanto, use a sua criatividade e experimente novos sabores com o talo com sabor levemente neutro.
Mas seja criativa, a ora-pro-nóbis nos remete justamente a necessidade de fugirmos da monotonia alimentar e experimentar novos sabores.
Os custos desta experiência gastronômica
Se você buscar por uma preparação que se utilize do ora, os custos poderão ser elevados e isso acontece justamente por conta de sua excentricidade. Mas se você buscar pela ora in natura os custos são mais atrativos e você poderá mergulhar nos prazeres do seu consumo.
O que acaba por vezes encarecendo o custo desta planta é o fato da mesma não integrar a cadeia produtiva, mas isso tem progressivamente mudado em algumas regiões tornando-a mais acessível.
Capacidade medicinal da ora
Além de apresentar um poder interessante dentro da cozinha a ora é um composto interessante quando buscamos também fora da gastronomia. A ora-pro-nóbis tem mostrado resultados muito positivos no que diz respeito a capacidade anti-inflamatória, atuando igualmente como estimulador do processo cicatrizatório e da produção do colágeno. Até o momento há um creme utilizando a planta como ingrediente principal que segue em fase de testes, mas que parece bastante promissor segundo seus idealizadores.