- O papel do amendoim para a proteção do sistema nervoso
- As nozes são opções interessantes para a nossa saúde
- Couve, brócolis e outros legumes de cor verde-escuro para o cérebro
Felizmente os avanços encontrados por meio da ciência em relação à promoção de nosso bem-estar e qualidade de vida são significativos e nunca acabam estagnados. Sempre há uma nova descoberta que melhora a nossa forma de viver.
Leia mais
Emagrecimento saudável: dicas para alcança-lo sem sofrimento
Calistenia: conheça e comece a praticar hoje mesmo
Dentre estes avanços, já é de conhecimento coletivo que o que consumimos e a forma como levamos a vida reflete diretamente em nossa saúde.
A partir desta premissa, é possível estabelecer alimentos que são extremamente bem vindos quando o assunto é proteção e preservação de nossas funções cerebrais e cognitivas, evitando assim, doenças degenerativas, destruição de neurônios e o desenvolvimento de quadros clínicos desfavoráveis.
Vamos conhecer alguns destes alimentos que protegem o nosso cérebro?
Alimentos que protegem o nosso cérebro: vai um amendoim ai?
O amendoim é um excelente alimento quando pensamos na saúde do nosso cérebro. É rico em gorduras boas, vitaminas e minerais que atuam especialmente sobre o sistema nervoso central. Como se já não fosse uma opção interesse por estes motivos, o amendoim, em sua casca, possui o chamado resveratrol, que é a mesma substância presente no vinho responsável pela proteção de nosso organismo e a redução do colesterol ruim. Ainda está atribuído ao seu consumo o aumento do colesterol bom. Estudos preliminares também atribuem ao consumo de resveratrol a prevenção do câncer. Com o consumo do amendoim você teria acesso a esta substância de maneira mais acessível do que por meio do vinho que além de possuir um custo mais elevado apresenta teor alcoólico.
Segundo estudiosos, o amendoim e o seu consumo em uma dieta equilibrada, seria responsável pela prevenção do Parkinson e Alzheimer.
Nozes: mais um alimento que protege o nosso cérebro
Que as oleaginosas são benéficas para o nosso corpo como um todo, isso não é novidade para ninguém. Mas neste grupo, as nozes merecem uma atenção ainda maior de nossa parte. Isso porque estas oleaginosas são ricas em ômega 3 que é uma gordura muito boa para o sistema nervoso, principalmente para os neurônios. Além do ômega 3, as nozes possuem substâncias com alto poder antioxidante e anti-inflamatório, sendo responsável pela melhora na comunicação entre os neurônios, na eliminação de toxinas e produção de novos neurônios.
Devido aos seus benefícios, não deveríamos pensar duas vezes ao adicioná-la a nossa rotina. E é tão simples, afinal como poderíamos não conseguir adicionarmos um pequeno punhado de nozes diariamente a nossa alimentação, ainda mais com estes importantes benefícios?
Verduras de folhas verdes escuras
Estes legumes e verduras devem fazer parte de uma rotina alimentar saudável, principalmente quando pensamos na nossa saúde mental. Estes alimentos, como a couve e o brócolis, por exemplo, apresentam bons níveis de vitamina K, que possui certa familiaridade com a defesa do nosso sistema nervoso. Duvida? De acordo com um estudo feito com idosos a partir de sessenta e cinco anos, aqueles que possuíam deficiência de vitamina K, apresentavam redução da capacidade cognitiva. Aqueles que apresentam níveis adequados desta vitamina, entretanto, tiveram um desempenho significativamente melhor quanto a sua memória verbal.
Vale destacar que para consumir a vitamina K, mesmo que nestes alimentos é necessária orientação médica caso você tenha problemas de coagulação ou tome medicamentos para este fim. Isso porque a vitamina K atua sobre a coagulação.
Embora tenhamos listados estes alimentos, eles não são milagrosos e pouco poderão fazer em uma dieta pouco saudável e equilibrada. Então para usufruir dos benefícios presentes nestes alimentos é preciso alimentação saudável e diversificada.