- O intestino é o nosso segundo cérebro
- Contraindicações do detox intestinal
- Como fazer o procedimento em casa?
Você já deve ter ouvido falar de suco detox e também de alimentos detox. Mas e o chamado detox intestinal? A prática tem se popularizado entre os amantes da boa saúde e quem faz garante que há benefícios. Mas o que seria e quais os benefícios que o detox intestinal pode oferecer?
Leia mais
Conheça os benefícios do alho para a sua saúde
Café descafeinado: conheça a diferença e os benefícios
Detox intestinal: o que você precisa saber?
A ideia de que o detox intestinal seria benéfico vem do fato de que o estômago é tido como um segundo cérebro, dada a importância de suas funções em nosso organismo. É ele o responsável por absorver nutrientes e também água, além de produzir vitaminas, auxiliar na produção de serotonina e na eliminação de resíduos. Quando este órgão vai mal sentimos os seus efeitos por todo o corpo que passa a não funcionar assim tão bem.
Quando há um desequilíbrio nas bactérias que compõe a flora intestinal, denominadas por microbiota, é que estes efeitos são sentidos. Dentre os motivos que podem levar a este desequilíbrio temos alimentação pobre em nutrientes como vitimadas e minerais, pobre em fibras, baixa ingestão de água, dentre outros.
Como o nome dá a entender, o detox intestinal consiste em um processo de limpeza feito por meio da ingestão de alimentos que fomentam a eliminação de todas as toxinas presentes através das fezes. Estes alimentos escolhidos a dedo são os responsáveis pelos resultados positivos do detox intestinal.
Os benefícios conhecidos
Dentre os principais benefícios que o detox para o interino proporciona está a otimização na absorção de vitaminas e minerais oriundos de nossa alimentação. Além da melhor absorção temos também a melhora no trânsito intestinal. Mas estes são apenas alguns dos benefícios, dentre outros, podemos citar o alívio da constipação e ainda preliminarmente há indícios de que atuaria melhorando também a compulsão por doces e alimentos em geral.
Apesar dos benefícios, o detox intestinal é contraindicado para quem sofre com problemas no intestino e possui gordura no fígado. Mesmo que você não esteja no grupo de pessoas contra-indicadas a realizar o detox é sempre indicado que o procedimento seja feito sob orientação e supervisão de um especialista de sua confiança.
Como fazer o detox em casa?
Uma indicação do detox intestinal é para quem está iniciando uma nova dieta com o intuito de perder peso. Isso porque o detox favorece o processo de emagrecimento de maneira rápida, eliminando os quilinhos tão indesejáveis. Com estes benefícios você deve estar se perguntando agora como fazer o detox em casa, não é mesmo?
Uma dica importante é evitar alimentos processados/industrializados por alguns dias enquanto está realizando o procedimento. Uma opção caseira para fazer o detox intestinal é por meio do chá de ervas. Este chá pode ser feito através da mistura do sene, que possui propriedades laxantes, a camomila e a hortelã que apresentam prioridades relaxantes juntamente ao anis que além de favorecer o bom funcionamento digestivo atua protegendo o cólon.
O consumo de gengibre regularmente também contribuiria para a limpeza permanente do intestino uma vez que estimula o funcionamento normal do cólon e a eliminação dos resíduos.
Outra maneira de realizar a limpeza intestinal é por meio do sal marinho. Isso mesmo, o sal marinho estimula o funcionamento do intestino e a eliminação de resíduos e toxinas existentes. Para se beneficiar é necessário ferver um copo de água e adicionar uma colher de chá de sal marinho. Assim que a mistura esfriar beba em jejum. O consumo desta bebida pode causar diarreia por isso é recomendado a ingestão de água de maneira abundante ao longo do dia.