- Entenda o que é Janeiro Branco e a importância da sua saúde mental
- O que fazer para se cuidar e viver melhor
- Trabalho voluntário e o bem pessoal e coletivo
Mal o ano de dois mil e vinte começou e as coisas estão complicadas para a maioria das pessoas. Situação política conturbada, questões ambientais em alta, crimes de ódio e de outras naturezas aos montes. O cenário não é dos melhores, isso é fato. Tudo somado as questões pessoais como pressões no ambiente de trabalho, no relacionamento a dois, desordens de saúde e outras questões têm levado cada vez mais a urgência em falarmos sobre saúde mental. A falarmos e principalmente a cuidarmos de nossa saúde mental.
Leia mais
Umectação capilar: o que é, para que serve e como fazer?
Três alimentos que podem acabar com a sua noite
Janeiro Branco e os dados de saúde mental
Com este cenário, não raro conhecemos pessoas que são afastadas do trabalho por conta de problemas mentais, sejam eles de natureza leve ou não. Pensando nisso, e buscando prevenir os distúrbios mentais, surgiu o Janeiro Branco. Mês que consiste em um período onde há uma atenção maior a problemas de natureza psicológica. Atualmente, para se ter uma ideia da gravidade do problema, afastamentos por desordens desta natureza são a terceira maior causa de afastamentos e correspondem a solicitação de mais de quarenta e três mil auxílios-doença por ano, segundo dados da Secretaria da Previdência.
A terapia é uma das alternativas mais utilizadas quando o assunto é melhora da saúde mental, todavia há outras frentes, cientificamente comprovadas que podem atuar para melhorar a sua qualidade de vida como um todo. Isso porque como bem sabemos corpo e mente estão entrelaçados e trabalham em conjunto. Pensando nisso listamos abaixo as melhores alternativas para que você possa cuidar melhor da sua saúde mental.
Janeiro Branco: O pensamento positivo faz toda a diferença
Certamente alguém já falou para você que pensar positivo faz a diferença e você duvidou. E não é que faz mesmo a diferença? Segundo dados, uma pessoa que tende a ver o lado bom de sua vida tem aproximadamente trinta e cinco porcento menos chances de sofrer um ataque cardíaco. Além disso, alguém otimista tem maior disposição para se exercitar, manter uma alimentação saudável e apresenta com isso um sistema imunológico mais forte e sadio. Em termos mais específicos uma pessoa otimista pode até viver mais.
Não estamos aqui querendo que você não se aborreça quanto a estresses diários que são totalmente comuns. Mas queremos aqui que você não se culpe e não se desgaste demasiadamente por pequenas coisas. Isso fará toda a diferença.
Aceite um trabalho voluntário e seja mais feliz
Participar de um trabalho voluntário, colocando o outro antes de nós mesmos, também promovem benefícios muito significativos para a nossa saúde mental. Isso acontece porque a prática do voluntariado inundam o nosso cérebro de bons pensamentos e boas energias o que auxilia no controle do estresse. Em níveis mais altos o trabalho voluntário pode atuar contra a depressão também. Sem contarmos que o voluntariado proporciona novas experiências e relações que fazem muito bem no quesito sociabilização.
Mesmo que você não tenha muito tempo disponível para voluntariar-se, apenas se comprometer com um trabalho humanitário reduz nossa percepção de dor e nos torna mais fortes.
Janeiro Branco: Esteja próximo da família e amigos
Estar próximo de nossa família, amigos e pessoas que são importantes para nós, faz toda a diferença e nos ajuda diante de momentos difíceis. Justamente por isso, foi possível concluir que pessoas melhores relacionadas possuem uma condição de vida melhor, mais plena e também mais saudável.