- Doença de Lyme: conheça o quadro clínico
- Principais sintomas e agravantes
- Procurando ajuda médica
Certamente você deve ter ouvido falar da doença de Lyme, nos últimos dias. O cantor Justin Bieber usou sua conta no Instagram para compartilhar com o público que foi diagnosticado com a doença já há alguns anos e que antes do diagnóstico sofreu com a patologia.
Leia mais
Umectação capilar: o que é, para que serve e como fazer?
Clareamento dental: tudo o que você precisa saber
Segundo dados divulgados pelo Google o termo “doença de Lyme” subiu assustadoramente nos últimos dias após a declaração do astro teen. Aproveitando que o assunto está em alta e que cada vez mais há pessoas curiosas acerca da patologia, resolvemos sanar aqui as principais dúvidas acerca da Lyme.
Doença de Lyme: conheça a patologia clínica
A doença de Lyme é uma patologia muito conhecida nos Estados Unidos e no Canadá e é causada por uma bactéria que é transmitida para nós seres humanos por meio do carrapato. Infelizmente não há indicação médica de como evitar o contágio exceto evitar ficar deitado por longos períodos em gramas ou locais onde há a presença de animais como cães e outros que podem hospedar o carrapato.
Quando em contato com a pele, o carrapato pode ficar em seu hospedeiro por mais de um dia para se alimentar do seu sangue. Quanto maior for o tempo em que o aracnídeo (o carrapato é um tipo de aracnídeo) permanece em seu corpo maiores são as chances da bactéria entrar no hospedeiro. Para que a doença seja transmitida por carrapatos contaminados é preciso que os mesmos fiquem em contato com a pele do hospedeiro por no mínimo trinta e seis horas. Carrapatos de menor porte são mais perigosos vistos que podem permanecer no corpo por um período de tempo maior.
Embora na declaração postada pelo astro Justin Bieber, o cantor diga que a doença não tem cura, isso não é verdade. A doença de Lyme tem cura e o tratamento com antibióticos controla a infecção e a progressão do quadro. Infelizmente, uma parcela dos indivíduos acometidos com a doença desenvolve um quadro crônico onde há o comprometimento das juntas. Isso acontece por conta de uma reação autoimune do nosso sistema imunológico que passa a atacar o próprio corpo.
Sintomas da doença de Lyme
A doença de Lyme, transmitida a nós por carrapatos infectados pela bactéria Borrelia burgdorferi apresenta sintomas variados difíceis de serem traçados de maneira linear. Estes sintomas variam a depender do estágio da doença. Inicialmente os sintomas se manifestam similares a casos de infecções diversas como febre, mal-estar, dores pelo corpo e inchaço. Especialmente no caso da Lyme, há a presença de manchas vermelhas em regiões do corpo de seu portador que podem acabar se deslocando. São manchas que parecem mais claras e afunilam em um tom mais escuro. Apesar de não parecer uma patologia grave, sem tratamento pode levar o seu portador a um quadro de paralisia.
A fadiga e as dores nas articulações também são corriqueiras no quadro que pode causar muito sofrimento para quem possui a doença.
Se você está inegavelmente se perguntando sobre a origem do nome. Lyme é uma cidade em Connecticut nos Estados Unidos onde inicialmente, em 1970, foram identificados os primeiros casos de portadores da patologia.
Cuidados preventivos
Se você foi recentemente picado por um carrapato e mesmo que não esteja apresentando sintoma algum, recomendamos que você procure um médico de sua confiança para o devido acompanhamento do caso. As especialidades médicas que podem identificar a doença de Lyme são o dermatologista, o infectologista, o neurologista e o clínico geral.