- Acupuntura, história e como funciona
- Indicações para aplicação da técnica
- O que esperar de uma sessão de acupuntura?
Certamente você deve conhecer ou já ter ouvido falar em acupuntura. A técnica milenar não é muito bem compreendida aqui no Ocidente devido principalmente as diferenças culturais entre o Oriente (país onde teria se originado) e o Ocidente (onde acabou chegando se popularizando). Se você também não entende bem como a acupuntura funciona, seus benefícios e indicações, você está no lugar certo. Depois do post de hoje você vai querer até mesmo fazer uma sessão para literalmente sentir na pele os seus benefícios.
Leia mais
Como fazer o seu cabelo crescer mais rapidamente; descubra
Transplante de fezes: Conheça o procedimento
Explicando a acupuntura, a técnica milenar
A acupuntura é uma técnica que consiste na aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo. Esta aplicação seria guiada com o intuito de equilibrar as energias do corpo humano. Para entendermos o que seria estas energias e como elas influenciam pense no seguinte:
O corpo humano é composto por veias e artérias responsáveis por nutrir todos os órgãos e tecidos do corpo humano. Assim como possuímos este sistema de veias e artérias que ligam o corpo todo de acordo com esta técnica milenar teríamos uma segunda ligação. Esta ligação seria a energia que corre em todo o nosso organismo de maneira equilibrada.
Desta forma, de acordo com a tradição por trás da técnica da acupuntura dores e problemas relacionados a nossa saúde seriam resultado de um desequilíbrio desta energia. Por exemplo, a dor de cabeça seria uma concentração maior de energia na cabeça ou em algum outro órgão vital que está diretamente relacionado a cabeça.
Com estudos realizados a cerca cinco mil anos atrás descobriu-se que com a manipulação de pontos específicos seria possível reequilibrar esta energia e consequentemente melhorar e tratar dores e outros problemas relacionados a nossa saúde. Esta manipulação inicialmente foi feita com uma série de materiais diferentes das agulhas. Foram utilizados os próprios dedos, pedras, partes de animais e finalmente as agulhas que são utilizadas até hoje. Sendo ela a responsável por trabalhar estímulos sobre nossos pontos energéticos.
Indicações da acupuntura atualmente
Agora que você já entendeu o que vem a ser a acupuntura e como esta técnica milenar funciona, você deve estar se perguntando quais as suas indicações e os seus benefícios. Como podemos perceber a acupuntura pode ser indicada para os mais diversos fins visto a sua dinâmica de atuação. Todavia a sua maior procura se concentra no tratamento de dores no corpo, controle da ansiedade, do estresse, e dificuldade para dormir. Casos mais complexos como intervenção sobre desordens hormonais e também problemas cardíacos, por exemplos, devem ser feitos somente com acompanhamento de um médico especialista.
Sessão de acupuntura: o que você pode esperar
A primeira coisa a ser feita quando você resolve ir a uma sessão de acupuntura é o balanço energético. O balanço energético tem o intuito de avaliar as condições energéticas do seu corpo e os eventuais desequilíbrios. Desequilíbrios estes que podem estar ocasionando os sintomas que a pessoa está sentindo. A depender da técnica que o profissional utilizará você poderá realizar uma entrevista ou responder um questionário. Após você será avaliado fisicamente, seu pulso, sua língua, olhos, ouvidos e outros pontos importantes para traçar a melhor intervenção para o seu caso em específico.
Após a sessão, é possível que o profissional faça uma lista de recomendações. Nestas recomendações poderá haver pedidos de alteração em sua alimentação, rotina ou comportamento a fim de otimizar os resultados obtidos com a sessão. Com isso espera-se que o paciente possa mais rapidamente alcançar a cura.