- Conhecendo a doença
- Seus sintomas e modos de contágio
- Prevenção e orientações para a vacinação
Sem dúvida alguma você deve ter ouvido falar de sarampo nos últimos tempos. Atualmente temos enfrentando um aumento considerável no número de casos registrados no país. São Paulo, Pará e Rio de Janeiro enfrentam um verdadeiro surto da doença.
Leia mais
Cabelo caindo após o emagrecimento, descubra o motivo
Gymnema Sylvestre: o emagrecedor da moda
Se formos analisar os dados apenas de São Paulo, entre maio e junho os casos subiram assustadoramente. De janeiro a maio, deste ano, havíamos registrado na capital paulista cerca de cinquenta casos. Com a chegada de junho o número subiu para mais de duzentos casos de sarampo, isso apenas em São Paulo.
Com a doença cada vez mais presente na tevê e atualmente com potencial de epidemia muitas questões acabam surgindo. Outro fator que pode acabar contribuindo para que mais dúvidas surjam é o fato do sarampo ser uma patologia clínica que estava erradicada em nosso país.
Vamos as principais questões ou dúvidas sobre a doença e a importância da vacinação.
Conhecendo o sarampo e outras informações
O sarampo é uma doença viral de alto poder de transmissão. É causada pelo vírus Morbilivirus e seu pico de contágio é durante o inverno e a primavera.
Embora estejamos vivendo um surto no Brasil este cenário é simular em muitos outros países do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em dois mil e dezessete a doença matou mais de cem pessoas ao redor do mundo.
O contágio do sarampo que como comentamos inicialmente é alto, é feito por meio da fala, de respingos ou gotículas expelidas por seu portador. É uma patologia infecciosa de natureza viral e o seu causador é o Morbilivirus.
É uma condição clínica que pode acometer qualquer faixa etária, desde jovens, crianças e adultos. Tem como principal forma de prevenção a vacina que inclusive é aplicada gratuitamente nas unidades básicas de todo o país. Mas falaremos um pouco mais sobre a importância da vacinação logo abaixo.
Tempo de incubação e os primeiros sintomas do sarampo
Da exposição ao vírus até o aparecimento dos primeiros sintomas há uma média de oito a doze dias. Mas este tempo pode sofrer significativas alterações. As manchas típicas da doença podem começar a aparecer primeiramente atrás das orelhas entre o terceiro e o sétimo dia. Lá pelo quinto dia há a manifestação de febre, coriza, tosse e até mesmo conjuntivite.
Tratamento, prevenção e outros
Não há tratamento específico para o sarampo. O que acaba sendo utilizado são medicamentos para atenuar os seus sintomas e dentre eles podemos citar os antitérmicos, por exemplo.
Há dicas que auxiliam a enfrentar o quadro como repouso e consumo adequado de água mas não há um tratamento que deva ser seguido especificamente.
Sobre a prevenção, como comentamos anteriormente, é feita por meio da vacinação. A vacinação é aplicada na tríplice viral aos doze meses. Por conta do contágio da doença e do aumento no número de casos a primeira dose passou a ser aplicada com seis meses e não mais aos doze. A segunda dose deve ser tomada no décimo quinto mês. A vacina é indicada a todos e como dito é a melhor forma de prevenção.
Quem deve se vacinar contra o sarampo?
Já que falamos de vacinação de sarampo vamos aos grupos que precisam se vacinar.
Pessoas com até vinte e nove anos devem tomar duas doses da tríplice viral. Para quem tem de trinta a cinquenta e nove o indicado é uma dose da tríplice viral, segundo recomendações do Ministério da Saúde. Profissionais da área médica devem ter duas doses. Quem não se vacinou pode procurar uma unidade básica de saúde e receber a dose.
Comentários
Uma resposta para “Sarampo: tiras todas as suas dúvidas sobre a doença”
[…] Sarampo: tiras todas as suas dúvidas sobre a doença […]