- Alguém disse salito?
- Quais os efeitos que pode causar?
- Botulismo?
Salito, possivelmente você já conhece esse produto embora não justamente pelo nome. Salito ou salitre é o chamado nitrato de sódio que habitualmente é utilizado principalmente em produtos ultraprocessados ou industrializados. Você pode não entender na prática o que vem de fato a ser o tal salitre mas você acaba consumindo-o sumariamente quando come em restaurantes e correlatos.
Leia mais
Você imagina o que tem causado as suas espinhas?
Bolinhas na pele pode indicar algo grave? Descubra aqui
O salito do nosso prato
O salito é uma substância muito utilizada em restaurantes que trabalham na modalidade de rodízio porque causam a impressão de saciedade muito mais rapidamente ao consumidor. Desta forma, diminuindo a quantidade que se acaba consumindo.
Você já foi comer em algum lugar e teve a sensação de estufamento mesmo comendo a mesma quantidade de alimentos que costumeiramente consome? Essa sensação é causada pelo salitre.
Reações adversas que você pode evitar
O salitre embora seja muito utilizado em restaurantes e nós, com a vida corrida que levamos, acabamos recorrendo muito a comida pronta e industrializada não deveria ser consumido. Isso porque é uma substância que comprovadamente em caso de excessos pode causar tumores e o desenvolvimento de gastrite. O salito é responsável quando no nosso organismo pelo surgimento das nitrosaminas. As nitrosaminas é uma substância cancerígena. Mas não é apenas este os malefícios que o salitre pode ocasionar.
Como cada indivíduo apresenta a sua individualidade biológica pode responder de maneiras diferentes a exposição ao salito. Dentre os sintomas que podem ser causados pelo seu consumo estão a sensação de inchaço, perda de libido, baixa absorção de nutrientes, além de irritabilidade e estresse.
Quais os motivos que levam ao uso do salitre?
O salito como comentamos inicialmente é utilizado para promover a sociedade mais rapidamente. Mas muitos defendem que o seu uso é ainda mais emblemático do que apenas promover a baixa ingestão de alimentos. O salitre para se ter uma ideia é utilizado para que alimentos de procedência duvidosa se tornem agradáveis ao paladar.
Mas o salito não é de todo ruim, na indústria é utilizado para evitar a proliferação de bactérias que podem levar a um quadro de botulismo.
Botulismo?
O botulismo é uma doença grave, gravíssima na verdade mas por sorte é rara. É uma doença causada por uma bactéria que pode entrar no nosso organismo por meio de ferimentos abertos e também por intermédio de alimentos contaminados. Neste caso por conta de armazenamento inadequado.
Para se ter uma ideia de quão grave, as toxinas relacionadas ao botulismo podem ser, é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como as substâncias mais letais já conhecidas pela medicina. Não diferente como você deve ter imaginado, o botulismo é uma doença que pode levar a morte e necessita de rápida intervenção médica. Sendo considerado urgência. Ou seja, não pode esperar pelo risco de morte do paciente.
Há três forma de botulismo, o botulismo infantil ou lactante, o botulismo alimentar e o botulismo de ferida como comentamos inicialmente.
O botulismo é desencadeado pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria tem a surpreendente capacidade de sobreviver em condições impensadas com pouquíssimo oxigênio, desta forma, consegue sobreviver bem em enlatados e conservas.
Essa bactéria pode, mesmo em pequenas quantidades, ser suficiente para o envenenamento e a morte.
No caso do botulismo infantil o principal fator de risco é especificamente a idade. Crianças de dois a seis meses estão mais propensas ao desenvolvimento da doença com a exposição a bactéria causadora. O botulismo alimentar vem da ingestão de alimentos mal conservados ou enlatados vencidos. Por ferida, o botulismo é ocasionado pela bactéria que entra no organismo pelo machucado aberto.
Comentários
Uma resposta para “Você sabe o que é salito? Entenda os riscos”
[…] Entenda os riscos do salito […]