- Baby Led Weaning aplicado
- Saiba como aplicar esse novo conceito de alimentação para bebês
- O que não fazer
A alimentação dos nossos pequenos é algo que certamente todas as mães acabam se cobrando e querendo dar o seu melhor. E de toda essa preocupação, pesquisas, troca de experiências, uma nova técnica para alimentação dos bebês vem sendo discutida e tem gerado polêmica. É o BLW ou Baby led Weaning que em tradução literal é o “desmame do bebê”.
Leia mais
Você sofre com a Síndrome de Burnout? Descura aqui
As principais dúvidas sobre o cuidado com as unhas
Embora nossos pequenos acabem recebendo cedo outros alimentos além da amamentação, não há inicialmente a introdução de alimentos sólidos para que façam a sua ingestão. Assim sendo a teoria criada pela mestre em alimentação infantil Gill Rapley, o Baby led Weaning consiste em uma técnica de introdução de alimentos sólidos, excluindo gradativamente as famosas papinhas.
De acordo com essa teoria a partir dos seis meses as papinhas devem ser deixadas de lado e a criança vai decidir o que comer. Tanto o que comer como a quantidade e o ritmo. Mas calma, não é exatamente assim na prática e nós vamos explicar.
Baby led Weaning aplicado
Embora a ideia do baby led seja deixar que a criança decida o que comer, quanto comer e o ritmo do seu consumo, atenção. Vale aqui algumas ressalva. Dentre elas podemos citar que a criança decide o que vai comer a partir do que é ofertado a ela. E essa oferta deve ser de alimentos saudáveis e nutritivos. Nada de junk ou fast food para os pequenos.
Há controvérsias entre os médicos e especialistas quanto a aplicação do baby led. Na prática essa teoria consiste em permitir que a criança tenha uma melhor percepção do alimento. Tão como é esperado que tenha conciência do seu processo digestivo. Alguns pais que aderiram ao Baby led Weaning aplicaram-no deixando com que os filhos tenham total controle sobre a sua refeição. O indicado é que a criança possa comer sem o auxílio de garfo ou colher bem como não deve ter um adulto levando a comida diretamente a sua boca.
Dicas para aplicar o Baby led Weaning
Há inúmeros grupos sobre o baby bled na internet. Reunimos aqui algumas dicas caso você queira fazer uma experimentação com o seu pequeno. As ideias propostas pelo baby led é que a criança logo cedo já desenvolva sua autonomia. Sia autonomia, sua independência além de refinar as suas habilidades sensoriais e motoras.
Batatas, cenouras, beterraba e outros legumes devem ser cortados em tiras. Isso facilita o manuseio e o consumo. No caso das frutas o indicado é que a mamãe ou o papai corte sempre em formato de meia lua. Isso permite que a criança tenha maior domínio sobre o alimento.
Jamais corte alimentos em rodelas que podem favorecer o engasgamento da criança. Da mesma forma, não utilize temperos porque podem mascarar o gosto do alimento e interferir na percepção dos pequenos.
Alguns pais que aderiram ao baby led tem retirado até mesmo o prato da criança. Colocando os alimentos diretamente no cadeirão (bem higienizado) acreditando que o prato pode ser uma distração para os filhos.
Informações úteis
A aplicação do conceito de baby led só deve ser feito com a supervisão de um adulto e devem ser considerado alguns fatores. Essa técnica de alimentação infantil só deve ser aplicada quando o bebê já apresenta domínio do tronco e da cabeça, bem como já senta sem auxílio ou apoio, sendo capaz de pegar os alimentos com a mão.
Você deve, ao longo deste texto, ter se perguntado porque seis meses e nós vamos explicar porque. Por volta dos seis meses há uma perceptível diminuição do chamado reflexo de protusão que consiste em usar a língua para expulsar alimentos da boca e isso favorece a alimentação autônoma.
Comentários
Uma resposta para “Baby led Weaning é o novo conceito de alimentação para bebês”
[…] Baby led Weaning um novo conceito de alimentação infantil […]