- Truques para facilitar a hora da lavagem de roupa
- O processo de separação pode fazer toda a diferença
- Água fria, morna e quente em suas roupas
Há quem acredite que o processo de lavagem de roupas sujas seja apenas jogar tudo na máquina e esperar que ela faça o trabalho. Todavia, para que as suas roupas fiquem tinindo e bem lavadas é necessário mais do que apenas algumas gotas de amaciante e um pouco de sabão em pó. Pelo contrário, estes são apenas os princípios básicos para que você possa dar conta do processo de lavagem das suas roupas. Buscando sempre mantê-las limpas e bonitas.
Leia mais
Esclareça as principais dúvidas sobre cuidado com as unhas
Conheça a Síndrome de Burnout e saiba se você sofre com o problema
Bom o primeiro passo para que você possa lavar as suas roupas sem problemas é começar pelo processo de separação. Processo este que falaremos logo abaixo.
A lavagem de roupas começa pela separação das peças
Vai lavar roupa? A primeira coisa que você precisa fazer com aquele enorme cesto de roupas sujas é separar tudo. Essa separação consiste em separar as roupas brancas, das roupas claras e as roupas escuras. Em hipótese alguma lave todas as roupas de uma só vez, sejam elas apenas algumas peças. Isso porque a lavagem conjunta das roupas pode ocasionar manchas, (algumas peças podem soltar tinta e acabar manchando outras peças). Ou ainda, no caso das roupas pretas, quando lavadas conjuntamente com as roupas brancas podem acabar pegando “bolinhas” de pelo.
Para fazer essa separação lembre-se destes três pilares: roupas brancas, roupas claras e roupas escuras.
Em roupas brancas entende-se toda e qualquer roupa de fato branca e resistente a lavagem em água quente. Podemos citar como exemplos, lençóis e roupas de cama de um modo geral. Roupas claras são roupas não necessariamente brancas mas claras em diversos tons e também roupas brancas estampadas. Por fim, roupas escuras, que como o nome já diz, são as roupas de tons mais escuros em seu guarda roupa. Roupas pretas e correlatos.
Depois de feita esta separação inicial, indicamos que você separe ainda as peças delicadas e as mais sujas das de mais. Isso facilitará e otimizará o processo de lavagem.
A temperatura da água também afeta diretamente o resultado
Outra coisa que as pessoas pouco se atentam é em relação a temperatura da água. A temperatura também diz muito sobre o resultado final das suas roupas. Se você fez tudo o que poderia para que as suas roupas ficassem perfeitas. Mas quando o processo de lavagem terminou mais pareciam trapos velhos, certamente você errou na hora de escolher a temperatura da água para lavagem. E a escolha da temperatura está diretamente relacionada com o tipo de tecido e a sua coloração. Por isso também o processo de separação é tão importante.
A água quente é indicado para a lavagem de roupas brancas e muito sujas. Isso acontece porque a temperatura elevada da água auxilia na manutenção da brancura da roupa e na fácil remoção das sujeiras.
A água morna deve ser usada para roupas claras, ou seja, que não chegam a ser brancas mas não são roupas consideradas escuras. A água morna, como é possível presumir é utilizada para roupas menos sujas.
Água fria é a mais comum e também a mais econômica para a lavagem das suas roupas. Isso que a água nesta temperatura tem mais dificuldade para auxiliar no processo de remoção das manchas. Entretanto, é indicado para roupas escuras e de cores vivas. A água fria, desgasta menos o tecido e pode ser utilizada para preservar as suas roupas de inúmeros processos de lavagem.
Comentários
Uma resposta para “Dicas para uma melhor lavagem de suas roupas”
[…] Dicas para melhor lavagem de roupas […]