- Você sofre com mau hálito?
- Falta de água pode causar halitose
- Outras causas da halitose
Você já esteve com a boca seca e percebeu que estava com mau hálito?
O mau hálito com certeza é um problema extremamente incomodo e até mesmo constrangedor. Mas você sabia que a falta de água também pode ocasioná-lo?
Pois é, a pouca ingestão de água pode causar este incomodo problema e nós vamos explicar porque. Mas não se preocupe, se a causa da sua halitose for a falta de água o problema pode ser facilmente resolvido.
Leia mais
Formas de amenizar o calor sem o uso do ar condicionado
Beber água pode evitar o mau hálito
O dilema de quem sofre com problema no hálito pode ser extremamente constrangedor. Isso porque muitas vezes não percebemos o problema em nós mesmos e quando percebemos em alguém não conseguimos contar por vergonha.
Mas uma das causas que pode levar ao mau hálito é a baixa hidratação.
Beber por volta de dois litros de água diariamente é o mais indicado, uma vez que a ingestão de água equilibra o fluxo salivar que atua prevenindo que você desenvolva o mau hálito.
Por que a beber água se torna tão eficiente para evitar este problema?
A água além de ser fundamental para manter o bom funcionamento do nosso organismo é imprescindível para manter o hálito fresco e agradável.
A água é responsável por equilibrar os minerais presentes em nosso corpo tão como é responsável pela produção de saliva (a saliva ajuda no processo digestivo e no combate às bactérias, fazendo a limpeza de certa forma, de toda a nossa boca). Essa limpeza e o combate das bactérias como comentamos anteriormente ajuda a prevenir o mal hálito.
A ingestão de água é uma das principais fontes de flúor. O flúor é o principal responsável pelo fortalecimento de nossos dentes tão como é o responsável por prevenir a desmineralização. O flúor ainda atua prevenindo a cárie.
Quanto eu devo beber de água?
Estamos acostumados a ouvir que a ingestão de água deve ser de em média dois litros de água. Entretanto, quando falamos sobre a ingestão de água para combater a halitose o recomendado é que você beba pelo menos dois litros e meio.
Com a baixa ingestão de água há um desequilibro salivar e o aumento de possíveis restos de alimentos entre os dentes o que te deixa mais vulnerável para o desenvolvimento da cárie.
Com o tempo, a baixa ingestão de água ainda pode prejudicar o seu processo digestivo causando uma dificuldade em engolir os alimentos e o aproveitamento nutricional destes.
Outros problemas que causam mal hálito
As causas para a halitose são as mais diversas e segundo alguns especialistas são mais de quarenta causas já identificadas que levam ao mal hálito. Dentre elas a principal é a má higiene bucal. Antigamente muito se falava que a halitose era provocada por problemas digestivos mas cerca de 90% são originados pela higiene inadequada.
Para se ter uma ideia a saburra lingual também pode provocar a halitose embora seja algo natural.
A saburra lingual é a camada esbranquiçada que fica sobre a língua. Essa camada é composta dentre outras coisas por restos de alimentos, células descamadas e placa bacteriana. Embora seja algo natural, caso não haja uma apropriada higienização pode ser um fator de risco para o mal hálito.
Outras causas para a halitose são a adoção de dietas extremamente restritivas, mudanças hormonais e altos níveis de estresse. Sim, o estresse pode causar o mal hálito.
Por isso além de manter uma correta e adequada higiene bucal investia em atividades que te dê prazer. Invista um pouco do seu tempo com você mesma.
Comentários
Uma resposta para “Falta de água pode causar mau hálito?”
[…] Falta de água pode ausar mau hálito? Descubra aqui […]