- A retenção de líquidos pode minar a nossa autoestima
- O segredo está no seu prato
- Chás podem ajudar a contornar o problema
A retenção de líquidos nada mais é do que um acúmulo de líquidos em nosso corpo. Esse acúmulo de pode ser mais recorrente na região do braço, das pernas, do rosto e principalmente da barriga. Esse inchaço pode acabar com a nossa autoestima.
A retenção de líquidos é responsável por mascarar os números na balança e desta forma acabamos tendo a impressão de termos engordado. Entretanto, esse possível aumento de peso, trata-se apenas de um acúmulo de líquidos que não necessariamente expressam um aumento no percentual de gordura.
Leia mais
É possível minimizar a dor com carícias, será?
Formas de minimizar o calor sem ar condicionado
O problema de retenção é mais comum nas mulheres, justamente por conta das alterações hormonais do período menstrual. A retenção também é mais comum neste período onde a mulher pode acabar “engordando” de 1 kg até 3 kg.
Principais sintomas da retenção de líquidos
A retenção de líquido embora seja vista apenas como um leve inchaço, em alguns casos pode apresentar outros sintomas. Dentre ele podemos citar pele ressecada, dores no corpo, irritabilidade, problemas digestivos e até mesmo irritabilidade intestinal.
Reunimos no post de hoje algumas dicas para que você possa minimizar a sua retenção, todavia é necessário descobrir a causa do problema. Isso porque alguns problemas renais e respiratórios também podem levar ao acúmulo de líquidos em nosso corpo.
Desta forma se faz fundamental que você faça acompanhamento médico e nutricional caso o seu inchaço tenha começado de maneira abrupta. Agora caso o seu inchaço seja um problema recorrente e caso não haja histórico de doenças renais ou cardíacas na família pode usar das nossas dicas. Preparadas?
Evite o excesso de sal
Sal ou sódio é um dos piores vilões quando falamos de acúmulo de líquidos em nosso corpo. E como se não fosse o suficiente o sal ainda é responsável pelo desenvolvimento de inúmeros outros problemas, dentre eles a pressão alta.
Mas porque o sódio é tão maléfico quando pensamos na retenção de líquido? Porque quando consumido e posteriormente absorvido pelas células, o sódio pode carregar água, o que facilita o inchaço e o acúmulo. Desta forma, consumir sal em excesso pode agravar ainda mais esse quadro.
Sabemos que é praticamente impossível não utilizar o sal em nossas preparações, entretanto, invista no consumo de ervas e temperos naturais livres de sal diminuindo assim o seu uso.
Corte os alimentos industrializados
Os alimentos industrializados ou ultra-processados (mortadela, salsicha, miojo, dentre outros) são alimentos com altas concentrações de sódio, aromatizantes e conservantes que são extremamente prejudiciais à nossa saúde. Portanto, se você deseja diminuir a quantidade de sódio corte os alimentos industrializados. Assim a sua ingestão de sódio diminuirá drasticamente.
Como no tópico anterior prefira sempre os alimentos naturais e as ervas como condimentos.
Aumente a sua ingestão de chá
Se você já está familiarizada com o consumo regular de chá, aposte nas escolhas certas. Se chá não é uma das suas bebidas favoritas tente adiciona-lo a sua rotina.
Os melhores chás para quem sofre com retenção são os chás de hibisco e o chá verde. Ambos atuam com diuréticos, o que facilita a eliminação destes líquidos.
Aumente a ingestão de potássio para combater a retenção de líquidos
O potássio como sabemos é um nutriente importante para o nosso corpo. Mas sabia que ele também atua no combate a retenção? Isso mesmo! O potássio atua diminuindo a presença de sódio em nosso organismo, o que sabemos ser fundamental para evitar o acúmulo de líquidos.