- O que são as espinhas que surgem após a depilação?
- Como se livrar delas?
- Cuidados e dicas para a sua depilação
Quem tem o hábito de se depilar sabe quão tortuoso esse processo pode ser, principalmente no verão. Isso por conta da incidência do sol, calor e maior oleosidade da pele.
Leia mais
Saiba como quitar as suas dívidas de maneira eficiente
Dicas infalíveis para cabelos sempre radiantes
Não importa se você utiliza dos métodos mais inovadores e menos dolorosos possíveis. Todo tipo de depilação é uma agressão a pele e por isso é preciso adotar cuidados tanto antes quanto depois do processo. Isso para evitar o surgimento de bolhas, pele com ardência e coceira.
Bolinhas após a depilação
Você resolve se depilar no banho, afinal a água morna ajuda no processo de depilação. Suas pernas ficam divinas nas primeiras horas. Mas logo depois vem a tortura que se perdurará pelos próximos dias.
No dia seguinte após a depilação você amanhece com inúmeras “espinhas” na região da depilação. Estes pontos vermelhos são chamados de folículos. Os folículos de pelos envolvem a parte da raiz do fio que não foi retirada pela lâmina. Popularmente chamamos essas bolinhas, ou espinhas de pelo encravado, resultado da depilação. Mas você sabia que é possível depilar-se sem passar por esta tortura?
Como acabar com os folículos pós-depilação
Antes de começar a se depilar se lembre sempre deste ritual e nunca mais sofra com estas bolinhas. O melhor momento para realizar a depilação de fato é no banho, nele você pode deixar a região que será depilada banhada em água morna, que sim, ajuda no processo depilatório mas que sozinha não faz milagre nem evita que as tais “espinhas” surjam.
Após banhar a região aplique um bom esfoliante e posteriormente uma loção hidratante para o seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa).
Um bom esfoliante caseiro é a mistura de bicarbonato de sódio com creme hidratante para o corpo.
Caso você faça a depilação e tenha pelos que persistam e não saiam não repita instantaneamente a depilação na mesma região. Isso faz com que a sua pele fique ainda mais irritada.
Cuidados após a depilação
Assim que concluir a sua depilação aplique uma loção com propriedades calmantes para evitar que a pele fique ainda mais irritada. Evite coçar. Dentes estes cuidados outros que você pode adotar são:
Nunca use produtos a base de álcool. Quando for escolher a loção não utilize produtos com álcool porque podem além de irritar a pele manchá-la.
Evite também o excesso de sabonetes na região porque podem escurecer o local. O mais indicado é investir em produtos a base de aloe vera, camomila ou erva doce.
Depois de utilizar a lâmina descarte-a. Não reutilize a lâmina porque isso pode favorecer a infecção por bactérias e inflamações ocasionadas por fungos, uma vez que a sua pele está ferida.
Evite roupas apertadas antes da depilação. Roupas apertadas e pouco confortáveis levam ao abafamento da pele o que te deixa mais susceptível a dor e também levam a maior incidência de pelos encravados. Utilize roupas largas e que permitam que a sua pele respire. Lembre-se que a pele é muito agredida durante o processo depilatório.
Onde você guarda a sua lâmina? Normalmente guardamos a nossa lâmina no banheiro. Contudo, guardar no banheiro o gilete pode fazer com que as lâminas enferrujem ou oxidem.
A oxidação das lâminas do aparelho pode favorecer o surgimento de fungos que irão diretamente para a sua pele ferida no processo de depilatório.
Não esfregue a pele após depilá-la, não friccione sobre ela nenhum tipo de pano ou produto que não seja a loção com propriedades calmantes. Evite todo e qualquer tipo de irritação que possa ser evitada.
Comentários
Uma resposta para “Dicas para evitar alergias após a depilação”
[…] Dicas para evitar alergias após a depilação […]