- Os benefícios do consumo de kefir;
- Kefir faz bem?
- O que é o kefir?
O kefir é um desses alimentos que volta e meia aparecem, somem e reaparecem por aí. Quer saber o por quê?
Leia mais
Açúcar Mascavo x Açúcar Demerara qual o melhor?
Vai com calma: limão e alho NÃO vão limpar suas artérias
A fama dos “bichinhos” é mais do que merecida e é há milhares de anos – milhares mesmo.
Originados de Cáucaso, eles foram descobertos por tribos nômades que notaram a presença de algo bem peculiar em crostas que se formavam nos vasos em que eles transportavam leite. Eram micro-organismos que proporcionavam grande bem-estar àqueles povos – que costumavam consumi-los no leite – e que resistem até hoje coma mesma fama.
O que é o kefir?
O kefir é um alimento rico, formado por uma mistura de bactérias e leveduras que vivem de forma harmoniosa. Quando nós colocamos essa mistura em contato com o leite – que já contém em si tanto bactérias quanto leveduras – elas se propagam rapidinho e é isso que faz com que os bichinhos cresçam, se desenvolvam e nos tragam tanto bem-estar.
É também por essa razão que a grande maioria dos kefir que recebemos pode ser classificada como probiótica, embora eles sofram grande variação dentro do nosso próprio território – isso porque o leite, a água e os açúcares produzidos no Brasil também são diferentes entre si.
Quais são os benefícios do consumo do kefir?
Um dos primeiros efeitos que o kefir pode causar tem a ver com a melhora das nossas funções intestinais – o que é mais do que garantido pelas bactérias que compõe os bichinhos. Elas são de um grupo chamado ácido-lático, que fazem com que o intestino ganhe regularidade no seu funcionamento.
Em termos práticos o que isso quer dizer é que: menos diarreia e menos prisão de ventre para ter muito mais saúde!
Essa regularidade nas funções intestinais também pode trazer outros benefícios – já que não é por acaso que falamos que o intestino é o nosso segundo cérebro. Há, segundo estudos, uma relação bastante íntima entre o funcionamento desse órgão com a pressão arterial. Isso porque em grupos de hipertensos também é alto o índice daqueles que sofrem com problemas intestinais diversos.
Por fim, se há, portanto, melhora das funções do intestino, é de se esperar também que isso altere – no sentido positivo – a pressão arterial, normalizando-a, muitas vezes. E ao normalizá-la, problemas cardíacos e até mesmo a decorrência de AVCs também diminui.
E para quem é intolerante à lactose, uma boa notícia: os grãos de kefir de leite se alimentam justamente desse açúcar. Assim, seu consumo tá mais do que liberado!
Como conseguir o kefir?
Primeiramente, dirija-se a uma rede social e pesquise: “kefir” seguido do nome da sua cidade. Depois de ingressar nele, combine com alguém a forma de receber os grãos – que podem ser tanto de leite quanto de água.
E, sim, é só isso.
Isso se dá pelo seguinte: kefir é um alimento que por aqui se doa. A venda é condenada pelo grupo de usuários, justamente por ser algo caseiro, natural e benéfico, em todo lugarzinho desse nosso país há alguém disposto a fazer a doação, através dessa rede de solidariedade em torno desses bichinhos.
Com as redes sociais, isso só melhorou, já que encontrar alguém que possa fazer a doação está cada vez mais fácil. Portanto, mãos a obra! Encontre seu doador e persista na rede, tanto falando quanto também doando parte do seu kefir!
Comentários
Uma resposta para “Porque você deve começar a consumir kefir”
[…] Kefir: Conheça os benefícios e comece a consumir hoje mesmo […]