- Bolos são ótimas pedidas
- Existe bolo perfeito?
- Veja algumas dicas que podem te ajudar a fazer um bolo incrível
Não há quem resista a um bom pedaço de bolo. Seja no café da tarde, aquele bolinho quente com café, ou logo após o almoço como uma ótima sobremesa.
Não importa, ver um bom pedaço e não salivar é uma atitude de poucos. Imagine aquele bolinho delicioso de aniversário. Chega a dar água na boca não é?
Leia mais
Entenda porque pipoca é mais saudável do que muitas frutas
Remédios naturais ajudam a emagrecer? Descubra aqui
Você tenta, tenta e tenta fazer bolos tão bons quanto os de aniversário que você como por aí, mas sempre acaba dando algo errado e a receita não fica como o esperado.
Você sabe o que pode estar acontecendo com as suas massas?
Qual o segredo para o bolo perfeito?
Às vezes adotamos algumas atitudes que parecem inofensivas, mas podem atrapalhar e muito o resultado final. Prejudicando seriamente o sabor, o aspecto e a aparência.
É possível fazer um bolo perfeito?
Nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a nunca mais errar na hora de prepará-lo. Você vai se surpreender e surpreender a todos com o resultado.
Respeite estritamente às medidas
Este prato é resultado de uma mistura equilibrada de vários ingredientes. Farinha de trigo, fermento, ovos, leite, manteiga ou margarina, açúcar dentre outros. Todos eles estão equilibradamente distribuídos para que o resultado seja um bolo delicioso e fofinho.
Não altere a receita, não altere as medidas. Todos os ingredientes estão interligados.
Por exemplo: se você está fazendo um bolo e resolve colocar menos farinha para que ele não fique tão calórico e pesado, o seu bolo pode ficar com a massa mole mesmo cozido.
Se você não gosta de açúcar ou julga que a muito desse ingrediente na receita e resolve diminuir, seu bolo pode ficar solado. Isso porque o açúcar em conjunto com a manteiga garantem que o seu bolo cresça.
Outras alterações também podem afetar o resultado final, um clássico exemplo é o uso do fermento.
Se você coloca pouco fermento o seu bolo pode também não crescer, mas se você coloca fermento demais ele pode acabar excedendo a forma no crescimento e transbordar no forno.
Além de estragar toda a aparência do resultado final ainda te deixará um enorme trabalho de limpar o forno com restos de massa queimada.
Atenção as proporções e respeite as medidas.
Seu bolo apresenta um declive?
O declive é a famosa inclinação no bolo, como se um lado dele simplesmente crescesse mais. O declive nada mais é do que resultado do desrespeito a regra do forno preaquecido. Pré aquecer o forno pode parecer uma perda de tempo, mas ela é fundamental para que o seu bolo cresça de maneira uniforme e fique “retinho”.
E por falar em temperatura…
Você está ansiosa para comer um delicioso pedaço de bolo e simplesmente resolve aumentar a temperatura para que o seu bolo asse mais rapidamente? Não faça isso!
Aumentar a temperatura não vai fazer assá-lo mais rapidamente, o que pode acontecer, entretanto, é que o bolo asse por fora e esteja completamente cru em seu interior. Até que o bolo asse por dentro estará queimado por fora e a chance de ter uma ótima sobremesa estará arruinada.
A alta temperatura também pode propiciar rachaduras na massa, deixando-a com um feio aspecto na superfície.
Forno fechado
A ansiedade de vê-lo pronto também pode colocar tudo a perder. Provavelmente você já pensou em abrir o forno pensando que isso não comprometeria a aparência e a qualidade da massa, mas isso não é verdade.
Abrir o forno pode comprometer o seu crescimento, contenha essa vontade pelo menos por trinta minutos após colocá-lo no forno.
Quanto você bate a massa pode influenciar o bolo
Você já comeu uma massa que parecia pesada? Você simplesmente não sabe explicar como é esse sabor, mas era simplesmente uma textura pesada no paladar?
Pois bem, você certamente já deve ter ouvido que o segredo para acertar na confecção dos bolos é bater bem a massa, mas isso pode deixá-la pesada.
Não bata demais, obter uma massa homogênea já é suficiente. Peneire todos os ingredientes secos para resultados ainda melhores.
Comentários
2 respostas para “5 dicas infalíveis para nunca mais errar na hora de fazer bolo”
[…] 5 dicas infalíveis para não errar nunca mais na hora de fazer bolo […]
[…] 5 dicas infalíveis para nunca mais errar na hora de fazer bolo […]