Provavelmente você não está associando o nome a “pessoa”, mas é praticamente impossível que você não conheça a famosa sílica-gel. Você provavelmente já deve ter esbarrado com ela em inúmeros momentos e acabou até mesmo descartando-a por não saber o que ela de fato faz.
A sílica-gel é aquele saquinho pequeno que você não sabe porque, mas vem costumeiramente nos frascos de remédio, nos sapatos, nos eletrônicos. Em uma infinidade de outros produtos. E ai? Você conseguiu associar o nome ao produto?
,Leia mais
É possível vencer o ovário policístico com alimentação? Arteblog responde
Seis dicas para você manter o peso ideal
Você com certeza já deve ter recebido ou comprado algo que de brinde veio à inconfundível sílica-gel. Você pegou aquele saquinho na mão e se perguntou porque raios ele estava ali e de duas uma, você virou, virou ele na mão e jogou fora por não saber qual a função e o porque dele estar ali, ou acabou guardando de novo onde estava.
Sílica-gel
Se você soubesse metade das funcionalidades desse pequeno gigante você não só evitaria jogar fora como até compraria sílica se não a tivesse em casa. Aliás, acreditamos que você fará isso assim que terminar esse post. Quer apostar? Então vamos lá.
A sílica quando presente nos produtos que compramos tem a função de prolongar a sua vida útil. A sílica serve para preservar os produtos sensíveis a ação da umidade. Tendo a capacidade de absorver mais de 40% do seu peso real em umidade, vapor de água mantendo-a longe dos seus produtos e evitando inegavelmente que se deteriorem.
Quantas vezes você pegou uma roupa e ela estava mofada? Se você tivesse guardado um pacote de sílica-gel isso certamente não teria acontecido.
Abaixo separamos mais cinco usos que farão com que você se torne um verdadeiro amante da sílica gel.
Secar o seu celular
Você distraidamente derruba o seu celular no vaso sanitário, ou em qualquer outra poça de água e mergulha rapidamente a mão tentando salva-lo.
O aparelho até está funcionando, mas tem uma mancha de vapor d’água, ou não está funcionando. Esqueça colocá-lo no frasco de arroz (que também funciona e muito bem), entretanto, o seu celular caiu no vaso sanitário você não vai querer colocá-lo no arroz, e esse método apresenta certa limitação.
Retire o chip do aparelho, caso a bateria seja removível retire-a também. Em uma sacola ou saco plástico coloque o aparelho e a bateria e alguns pacotinhos de sílica. Guarde por pelo menos dois ou três dias. Se o seu celular estiver apenas com uma mancha de água ou os danos não forem tão severos, seu celular estará são e salvo.
Evite que a ração do seu melhor amigo mofe
Caso você guarde a ração do seu pet eu frasqueiras, para evitar que a mesma perca a crocância, ou ainda acabe mofando, invista na sílica. Coloque um pouco junto ao guardar. No caso do saco de 10 kg ou 15 kg o ideal é que você coloque um pacote de pelo menos meio quilo.
Em casos de chuva enquanto dirige use a sílica-gel
Deixe alguns pacotes de sílica no painel do seu carro. Em dias chuvosos ela agirá mantendo o seu pára-brisa sem tanta neblina resultante da umidade. Isso facilitará que você dirija com chuva.
Anti-mofo
Como falamos, se você tivesse guardado aquela sua camisa com sílica ela não teria mofado. Para evitar esse tipo de transtorno, coloque-a no seu guarda-roupa, na sapateira, na gaveta de meia, na prateleira de livros. Todo e qualquer lugar onde você deixa produtos sensíveis à umidade
Amiga dos aparelhos eletrônicos
Você tem aparelhos eletroeletrônicos que usa pouco? Câmera fotográfica, aparelho de barbear, chapinha, enfim, manter a sílica próxima a esses objetos garantirão que eles não sofram com os danos ocasionados pelo tempo. Você nunca mais passará pela tristeza de tentar ligar um aparelho que você guardou com tanto carinho e ele simplesmente não funciona mais.
Reciclagem
A sílica-gel não tem um preço muito atrativo, contudo, vale o investimento e o melhor de tudo é que você pode reciclá-la depois do uso. Se a sua sílica vier em um saco transparente, observe. Quando ela começar a ficar em um tom de rosa claro, ela está com muita umidade e deverá ser substituída.
Mas você pode reciclá-la, afinal quem não gosta de economizar? Para isso você deve dispor – lá em um local que pode ser aquecido e suporte o calor. Ligue uma lâmpada de tungstênio com pelo menos 200 watts por 2h. A umidade evaporará e você poderá voltar a usá-la.
Comentários
Uma resposta para “Sílica-gel: afinal você sabe para que serve?”
[…] Você sabe para que serve a sílica gel? Clique aqui e descubra […]