- Como cuidar de um jardim com cachorros;
- Quais plantas fazem bem para cachorros;
- Quais plantas fazem mal para cachorros.
Nossos cachorros são os nossos melhores amigos. Os nossos grandes cúmplices e companheiros, independente da forma que a nossa vida esteja, como estiver nossa roupa ou o nosso humor, eles sempre estarão por perto nos dando apoio, cuidando de nós e, da forma peculiar deles, nos amando.
As 10 Flores Amarelas Que Podemos Plantar No Jardim E Deixar A Casa Maravilhosa
Tudo sobre suculentas para você começar a cultivá-las
Parte de todo esse amor começa também quando nós cuidamos deles, porque esse carinho não surge assim, sem qualquer razão: isso diz respeito a um princípio de reciprocidade mais do que especial. Nós damos amor, eles nos devolvem amor.
E esse amor todo também tem a ver com cuidados que se destinam ao ambiente que irá receber nossos amigos peludos. O espaço é uma condição mais do que necessária de se observar para garantir que eles tenham uma vida saudável e, sobretudo, feliz.
O que do meu jardim pode ser perigoso para o meu cachorro?
Da mesma forma que algumas plantas podem ser muito perigosas para nós, humanos, existem algumas que podem ser igualmente perigosas para os bichinhos. Assim, se você já tem um jardim, é bem importante verificar sempre se não há alguma dessas plantas dentre as suas, já que elas também podem crescer espontaneamente.
Algumas delas podem provocar alergias severas e intoxicações muito complicadas de tratar, dado o metabolismo super acelerado dos peludos, fazendo com que uma ida imediata ao veterinário seja mais do que indispensável, já que isso pode colocar em risco a vida do seu melhor amigo.
Dessas plantas perigosas e que devem ser evitadas quando o cachorro é deixado livre pelo jardim, temos:
- Comigo-ninguém-pode
- Lírio
- Bico-de-papagaio
- Azaleia
- Alamandra
- Antúrio
- Copo-de-leite
- Cróton
- Jasmim-manga
- Espirradeira
- Mamona
- Violeta
- Costela-de-adão
- Avelós
Além dessas que são potencialmente intoxicantes, ainda existem aquelas plantas que também podem ferir nossos melhores amigos. Veja:
- Roseira
- Cerca-viva
- Citronela
- Capim limão
- Coroa-de-cristo
É bem importante lembrar que as plantas também podem cortar a pele dos cães, que por mais recoberta de pelos que seja, ainda tem as patinhas expostas, sobretudo entre os dedos e as almofadas do bichinho. Assim, é essencial buscar alternativas que nem piquem e tampouco cortem.
Claro, as duas listas de plantas complicadas que dispusemos aqui servem como um alerta. Não é para sair jogando fora todas as suas roseiras, ou mesmo cortar pela raiz todos os seus antúrios. Mas é sim importante deixá-los em um lugar que os bichinhos não tenham acesso, como um vaso ou uma área reservada.
Essas soluções são simples e muito eficazes para melhor cuidar dos nossos amigos e, certamente, pode deixar sua casa muito mais bonita e nossos bichinhos muito mais seguros e felizes.
Quais as plantinhas que fazem bem para os cachorros?
Você já precisou tomar um chá por estar sentindo algum mal estar gástrico ou intestinal? Saiba que nossos cachorros são também especialistas em buscar na natureza plantinhas para tratar qualquer tipo de incômodo que eles podem estar sentindo.
Assim, se você já viu seu cachorro comendo alguma planta em algum momento, não precisa nem brigar com o bicho e nem se desesperar. Isso é para ele como é para a gente tomar um chá quentinho de camomila antes de ir para a cama em um dia ruim.
Eles simplesmente adoram algumas plantas e dentre elas, as preferidas são, sem dúvida alguma, a grama, principalmente as pontas e os brotos. Aquelas do tipo cynodon são ainda mais especiais e fonte de ainda mais alegria para os bichinhos.
E de que forma podemos cuidar do jardim tendo cachorros em casa?
É claro que todo mundo gosta de ter um jardim bem cuidado e bem bonito, mas em alguns casos parece que isso é simplesmente impossível. Basta colocar um cachorro na dinâmica para que o sonho do jardim perfeito se torne rapidamente um pesadelo digno de filme ruim.
Mas calma, existem ainda soluções bem simples para fazer dessa relação tão complicada algo mais tranquilo, já que hoje temos no mercado de jardinagem soluções mais inteligentes para adequar o cultivo de um belo jardim com a criação de um cachorro mais feliz, que pode mesmo viver solto pela grama.
Para um grande gramado, uma das espécies mais resistentes que existem ao pisoteio feito pelos cães é a grama-são-carlos e a esmeralda. No entanto, ainda que elas sejam muito resistentes, é impossível fazer com que a planta resista a acidez da urina do cachorro.
Desse jeito, é muito legal pensar em uma solução simples: crie um espaço para seu cachorro poder brincar, interagir, correr e se distrair e outro para que suas plantas ornamentais sejam dispostas. Assim, certamente, você consegue conciliar duas grandes fontes de felicidade para a sua vida sem comprometer seu jardim.
Comentários
2 respostas para “Quais as plantas que seu jardim precisa ter se você tem um cachorro”
[…] Quais as plantas que seu jardim precisa ter se você tem um cachorro […]
[…] Plantas amigas do seu animal de estimação […]