- As causas do vitiligo;
- O que faz com que a doença apareça e se espalhe;
- Formas de tratar o vitiligo.
O vitiligo é uma doença autoimune que provoca as conhecidas manchas brancas na pele.
Quer ser mais saudável? Então você precisa dessas informações!
Todo mundo mente sobre a sua saúde e você precisa saber
É uma doença que se não for controlada acaba fazendo com que o corpo acabe sendo tomado pelas manchas brancas, que vão crescendo e se espalham pelo corpo da pessoa acometida.
O que causa o vitiligo?
Infelizmente, o vitiligo é uma doença autoimune absolutamente misteriosa, já que suas causas são desconhecidas. O que acontece é que, por alguma razão desconhecida, as células que produzem melanina – que é justamente aquilo que dá cor à pele – são atacadas pelo próprio corpo (que é, justamente, aquilo que configura uma doença autoimune).
O problema é que quando a pele perde esse pigmento, a melanina, a cor da pele muda e todos os pelos que nasciam no local passam também a nascer brancos. Essa mudança acaba fazendo com que a pele fique muito vulnerável, uma vez que fica exposta e pode acabar sofrendo queimaduras solares.
O vitiligo não é uma doença transmissível e nem compromete a saúde de quem sofre com a doença, mas ele acaba inserindo o indivíduo acometido num universo recheado de preconceito, deixando-o com a autoestima baixa, em estados de ansiedade e, muitas vezes, ainda o levam à depressão.
E aí, como o corpo é um mecanismo complexo e todo interligado, a pessoa acometida pelo vitiligo também passa a sofrer o agravamento da doença, dada a condição psicológica do portador.
Quais são os sintomas de quem sofre com a vitiligo?
O vitiligo, logo quando surge, acaba por fazer com que pequenas manchas brancas apareçam na pele da pessoa acometida.
Quais os fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença?
Quando uma pessoa da família possui vitiligo, o risco de outra pessoa desenvolver também acaba por se elevar, apontando, possivelmente, um potencial genético ligado à doença, mas uma vida exposta a toxinas e estresse também acaba por motivar o aparecimento da doença.
Como prevenir o vitiligo?
Infelizmente, não há uma forma que assegure que a doença pode ser evitada, mas questões ligadas aos fatores genéticos e hereditários podem fazer com que o potencial aumente.
É isso que faz com que pessoas que tem casos de vitiligo na família recebam o alerta de sempre ficarem atentos ao seu próprio corpo, verificando sempre qualquer primeiro sinal de que a doença surgiu.
Isso é importante, dado que quanto mais cedo o vitiligo é identificado, maior a chance de controlar a doença.
De que forma é feito o diagnóstico da doença?
O diagnóstico do vitiligo costuma ser feito por um médico dermatologista, que é o mais capacitado a aferir se a lesão da pele do paciente é realmente causada pelo vitiligo ou não.
O exame físico é indispensável, mas há também outros tipos de testes que complementam o diagnóstico, tais como a coleta de sangue e também uma pequena biópsia do local que foi afetado.
A pesquisa também por outros distúrbios associados a doenças autoimunes é mais do que importante, o que faz com que um diagnóstico mais completo seja feito.
Como a doença também acomete pessoas brancas – olha só, o preconceito também envolve a crença de que essa doença só acomete pessoas negras -, o diagnóstico é feito com um equipamento chamado lâmpada de Wood, o que faz com que as lesões brancas apareçam destacadas na pele.
Como é feito o tratamento dessa doença?
O tratamento para o vitiligo implica na utilização de medicamentos que fazem com que o corpo produza mais melanina, o que deve ser aplicado justamente nas lesões brancas da pele. Isso faz com que o sistema imunológico pare de atacar a melanina.
Outro tipo de tratamento para as manchas já estabilizadas envolve um transplante de melanina de uma parte da pele saudável, que é aplicada em partes de pele que o vitiligo já deixou esbranquiçadas.
Há também outras formas terapêuticas para quem sofre com o vitiligo, tais como o banho de luz ou até mesmo aplicações específicas com laser, que acabam fazendo com que a melanina volte a se desenvolver no corpo da pessoa que sofre com a doença.
Com esse tipo de tratamento, a doença pode regredir a tal ponto de ser considerada como curada, mas isso depende do tempo de descoberta da mancha, do organismo de cada paciente e, sobretudo, a adesão ao tratamento, o que deve ser feito de forma rigorosa.
Outra forma importante de tratar a doença é procurar o acompanhamento psicológico adequado para cada tipo de paciente para fazer com que o impacto causado pelo vitiligo seja tratado de forma apropriada, reduzindo até mesmo a forma com que as manchas se espalham pelo corpo.
Uma outra coisa muito importante de ser feita é procurar a ajuda de nutricionistas, que podem fazer uma dieta que garante mais sucesso no tratamento e controle do vitiligo.
Comentários
Uma resposta para “O que é vitiligo, como tratar e quais os sintomas”
[…] Leia também |O que é vitiligo, como tratar e quais os sintomas […]