- Dicas para quem quer pintar a própria casa;
- Materiais e soluções para consertar imperfeições;
- Como aplicar a tinta de forma profissional;
- Cores para cada lugar da casa.
Pintar a casa pode parecer um trabalho muito complicado.
Saiba Quais São As Plantas Mais Legais Para Ter No Banheiro
Vinagre pode salvar a limpeza da sua casa
Mas hoje em dia, com técnicas cada vez mais simplificadas e com tintas e materiais pensados para quem adora meter a mão na massa, o processo de pintar tudo é cada vez mais tranquilo e a mudança da cara do seu lar pode ser um processo cada vez mais prazeroso.
Assim, sem gastar muito e com técnicas de fácil execução, veja agora um passo-a-passo que pode resolver sua vida na hora de reformar, construir ou redecorar. 🙂
Para pintar, o primeiro passo é proteger
Pintar as suas paredes pode ser uma das coisas que aparentemente são bem fáceis de fazer, mas a prática nem sempre se revela assim, principalmente quando chega a hora de limpar tudo e contemplar toda a sujeira.
Assim, pra evitar que o prazer de pintar e renovar o lar se transforme rapidamente em um monstro cheio de respingos, sujeira, móveis perdidos e comprometer sua paciência e alguns trocados em material de limpeza, invista, já na hora de adquirir as tintas, uma boa lona e boas fitas adesivas para cobrir tudo antes de começar a pintura.
O que nunca pode deixar de ser coberto:
- Todos os móveis que não puderem ser removidos antes da pintura;
- Batentes, portas;
- Piso e rodapés;
- Esquadrias e vidraças.
Para não desperdiçar tinta e paciência, limpe
Essencial antes de qualquer tipo de pintura, seja interna ou externa, é a boa limpeza das superfícies. Comece sempre passando um pano úmido em toda a superfície a ser pintada e deixe que seque totalmente antes de começar a trabalhar nela.
Agora, se o ambiente for interno, aplique massa corrida com uma boa espátula para corrigir qualquer tipo de imperfeição que a parede possa ter. Depois de se certificar de que tudo já está bem seco, use uma lixa d’água para nivelar tinta, massa corrida e parede, evitando que a pintura marque o lugar da aplicação da massa corrida.
Mas se o ambiente for externo, nada mesmo de aplicar massa corrida. Como são ambientes muito mais úmidos que os internos, é mais do que essencial usar um tipo de massa que não comprometa a finalização do seu trabalho e que não solte da parede. Assim, externamente, sempre use massa acrílica.
Para começar a pintar:
- Sempre limpe tudo antes de começar a pintar;
- Corrija imperfeições (massa corrida dentro, massa acrílica fora);
- Lixe a aplicação da massa com lixa d’água.
É hora de aplicar a tinta
Você executou todos os passos anteriores, certo? Limpou e cobriu tudo o que precisava?
Agora é, para começar a pintar, faça o seguinte: abra a lata e use uma espátula para mexer bem a tinta, deixando ela bem diluída. Tão logo se certifique de que a cor está bem homogênea, coloque a tinta na bandeja e antes de começar a aplicar se certifique de que retirou todo o excesso de tinta do rolo – que não deve ser o de espuma, por desperdiçar uma grande quantidade de tinta e ainda deixar manchas na cor da sua parede.
Quando for começar, é bem importante passar a tinta nos cantos superiores e inferiores da parede, passando também o pincel ao redor de portas, janelas, tomadas e em lugares que o rolo não vai alcançar facilmente. Feito isso, se posicione no lado esquerdo da parede e passe o rolo de cima para baixo e depois de baixo para cima. Faça isso até que tenha a sua primeira faixa já colorida.
Agora, se certifique de fazer toda a aplicação da tinta usando essa mesma lógica: de cima para baixo e de baixo para cima, colorindo de faixa em faixa todas as paredes desejadas.
É dessa forma que você garante bastante homogeneidade na pintura, sem que tons fiquem marcados ou mesmo que a pintura acabe por ficar toda manchada.
Para pintar tudo de forma profissional:
- Mexa bem a tinta antes de começar;
- Faça todos os contornos de portas e janelas com um pincel;
- Comece a pintar com um rolo de pelos de cima para baixo e de baixo para cima.
Dicas de cores para cada ambiente
Quando a gente pensa em pintar a casa, é sempre natural o problema de descobrir qual a cor que cada ambiente merece.
Pensando em como resolver essa dificuldade, veja só uma lista de algumas cores que sempre são muito bem-vindas em alguns cômodos da sua casa:
Quarto
As cores azul e verde são as mais interessantes para se ter nesses ambientes, já que eles proporcionam tranquilidade e bem-estar na hora de dormir.
Escritório
Cores estimulantes como vermelho e amarelo são incríveis para esses lugares, já que mantem a disposição sempre a mil.
Banheiro
Tons pasteis proporcionam conforto, como rosa, azul, verde e branco são ótimos tons para se manter sempre revigorado depois de um banho delicioso ao fim de um dia cansativo.
Comentários
Uma resposta para “Para pintar a casa não precisa gastar com um profissional”
[…] Para pintar a casa não precisa gastar com um profissional […]