Quer aprender como cultivar e manter as suas suculentas sempre lindas? Veja essas dicas que nós do Arteblog trouxemos para você!
Cuidados que você deve ter ao plantar suculentas na sua casa
As suculentas e os cactus são os queridinhos daquelas pessoas que não tem muito tempo, mas querem ter uma plantinha em casa.
Ao contrário do que muitos pensam, todo cacto é uma suculenta, mas, nem toda suculenta é um cacto. Tem diversos tipos de suculentas, algumas verdinhas, outras mais coloridas e tem até mesmo algumas com “pintinhas” ou uma espécie de desenho em suas folhas.
Mas, apesar de serem resistentes e precisarem de poucos cuidados, é importante que você fique atento a algumas peculiaridades das suculentas, ao cultivá-las.
Leia também | Saiba Quais São As Plantas Mais Legais Para Ter No Banheiro
Veja dez dicas para cuidar da sua suculenta:
- Muito sol e pouca água são fundamentais: o princípio básico de ter uma suculenta é ter um cantinho bastante ensolarado para deixar ela e não encharcar as raízes da planta.
- Prefira vasos com furos: eles impedem que a água fique empoçada nas raízes das plantas e previnem que as suculentas “se afoguem”.
- Não se esqueça da drenagem: além dos vasos com furos na parte de baixo, invista na drenagem da planta. Para isso, no fundo do vaso, coloque uma pequena quantidade de pedrinhas de argila ou cascalho e, por cima, faça uma mistura de areia e terra, na qual você irá plantar a sua suculenta.
- As regas vão variar de acordo com a temperatura: no verão, ela deve ser mais frequente, no inverno, mais escassa. Observe a sua planta e veja se ela precisa de água.
- Se não se lembra da última rega, espere mais um ou dois dias: é melhor esperar, para evitar colocar água demais na sua planta e acabar matando ela.
- Você também pode usar a técnica do palitinho: faça como em um bolo – enfie um palitinho ou uma faca no centro da terra. Se ele sair molhado, ainda não está na hora de regar, se ele sair seco, regue.
- Use uma seringa ou um recipiente com bico dosador para regar a suculenta: isso irá garantir que você não coloque água demais.
- Coloque por volta de 50 ml de água: essa é a quantidade indicada para uma planta já desenvolvida, que tem pelo menos 4 horas de sol diária. A quantidade pode variar, também, de acordo com o tamanho da planta.
- Observe a sua suculenta: se ela estiver esticada, com as folhas finas e as cores pouco vívidas, ela precisa de mais sol. As suculentas saudáveis são compactas, com as folhas “gordinhas” e as cores bem fortes.
- Não use enfeites artificiais: pedrinhas artificiais podem soltar substâncias tóxicas para a sua planta. Ao invés desses, prefira coberturas naturais como casca de pinus e palha de arroz.
Leia também | Vinagre pode salvar a limpeza da sua casa
Plantando suas suculentas:
(Fonte e Fotos: Follow the colors)
Para plantar a sua suculenta, você vai precisar dos seguintes materiais:
- um recipiente;
- Pedrinhas para a drenagem;
- Areia;
- Terra;
- Muda de suculenta ou cacto;
- Musgo ou casca de Pinus pra decorar.
Como plantar:
- Lave bem o recipiente e seque em seguida, para evitar qualquer contaminação por fungos ou bactérias;
- Coloque uma boa quantidade de pedrinhas no fundo do recipiente e um pouco de areia por cima;
- Coloque a terra e, após limpar a raiz da sua suculenta, acomode a plantinha e cubra com um pouco de terra e areia;
- Firme a suculenta com a ponta dos dedos;
- Decore da maneira que preferir.
- Dica: Triture um pouco de carvão vegetal (aqueles de churrasqueira) e coloque no fundo da xícara, antes das pedrinhas. Isso fará com que a planta não emita odores e que a água fique limpa por mais tempo, na sua raiz.
Leia também | 10 produtos de limpeza caseiros para deixar a casa sempre limpa
Replantando uma muda de suculenta:
(Fonte e Fotos: Madame Criativa)
Para replantar uma mudinha da sua suculenta, você vai precisar dos seguintes materiais:
- um recipiente;
- Pedrinhas para a drenagem;
- Terra;
- Areia
- Muda de suculenta;
- Musgo ou casca de Pinus pra decorar.
Dica: Use terra para plantio, também conhecida como substrato, vendida em lojas de jardinagem. Se quiser misturar com um pouco de terra que tem em casa certifique-se que sua terra não fica dura, empedrada e que não é terra argilosa. A suculenta precisa de terra leve.
Como replantar:
- Lave bem o recipiente e seque em seguida, para evitar qualquer contaminação por fungos ou bactérias;
- Coloque uma boa quantidade de pedrinhas no fundo do recipiente e um pouco de areia por cima;
- Coloque a terra e a mudinha sobre ela e polvilhe terra seca sobre as raízes de modo que a terra caia suavemente;
- Pressione levemente a terra ao redor da mudinha;
- Coloque pedrinhas sobre a terra para ajudar a conservar a umidade da rega.
Leia também | Veja Quais São Os Alimentos Ricos Em Fibras
Mais inspirações:
(Fonte: Casa Cláudia)