Dormir bem é uma dessas metas que todo mundo teria de ter como primordiais na vida e hoje vamos te ajudar a descobrir como atingir tal meta!
Você não imagina o que dormir com cebolas nos pés pode fazer! Confira!
ASMR: se você assistir isso, irá dormir logo em seguida
A gente sabe que com a correria de todos os dias, tudo o que o corpo quer e reclama é um cobertor quentinho no frio, um lençol leve no calor, travesseiros confortáveis e cheirosos, lençóis sedosos e limpos para conseguir ter uma noite de sono sem interrupções, pesado e relaxante.
No entanto, também sabemos que justamente por causa dessa rotina frenética, são poucos os dias em que realmente conseguimos atingir esse objetivo. E aí haja chá de camomila para conseguir relaxar! Mas hoje, com as dicas que a gente traz fresquinhas para vocês, com certeza isso irá melhorar!
É difícil pegar no sono?
Por incrível que pareça, o chá que você toma no café da tarde ou aquela dose esperta de café no fim do expediente pode sim comprometer a forma com que a sonolência, de forma muito natural, deveria aparecer.
Assim, se você não sente sono, verifique a hora que você costuma deitar e desconte sete horas disso. É a partir desse resultado que você deve parar de consumir cafeína, uma vez que a sua atuação tem, ainda que de forma não perceptível para o corpo, função duradoura em nossos neuroreceptores.
Ademais, a dica é sempre a mesma para todo mundo que deseja ter uma boa saúde: faça exercício físico! Quanto? Sempre! Quando? Preferencialmente, pela manhã. Isso faz com que a sensação de recompensa (já que seu cérebro irá entender o processo como “dormir bem” = “prazer matinal”) fará com que o sono chegue rapidinho.
Você ronca? Não dá para dormir bem roncando!
Algumas estratégias para melhorar a sua respiração podem mesmo salvar o seu sono. A mais simples e a mais prática é dormir de lado, com pelo menos uma das mãos sob a cabeça. Isso faz com que a curvatura natural do sistema respiratório se normalize.
Agora, se o problema está nas narinas, aposte em soro fisiológico para lavá-las diariamente antes de deitar para dormir. Lavar o nariz é um hábito que, infelizmente, em nossa cultura não nos é transmitido, mas que deveria ser feito tal como escovamos os dentes antes de ir para a cama.
Seu pescoço está doendo?
Travesseiros tem data de validade e é um grande crime contra a nossa saúde passar mais de dois anos com um mesmo travesseiro. Além da espuma deixar de ter seu funcionamento ideal e atrapalhar a resistência dele, o acúmulo de ácaros compromete nosso sistema respiratório.
Assim, trate de sempre trocá-los a cada dois anos e de comprar travesseiros de látex, que possuem características que fazem com que a coluna cervical seja acomodada respeitando suas características fundamentais de curvatura.
Você não consegue dormir bem e sem interrupções?
Isso pode ter a ver com a quantidade de líquido que você ingere antes de dormir. Pelo menos duas horas antes de ir para a cama, corte o consumo de bebidas de qualquer tipo e antes de dormir passe no banheiro.
Além de criar um hábito – que sempre vai comunicar ao seu cérebro que está na hora de dormir – você também esvazia a bexiga e evita que desperte durante a noite para ir ao banheiro.
Outra questão que pode interferir no sono ininterrupto é o conforto térmico. Quartos muito quentes ou muito frios podem fazer com que seu corpo entenda que está na hora de despertar para se proteger e manter-se funcionando. Assim, mantenha sempre tudo entre 20 e 22 graus.
Você sente dores no ombro?
Verifique sempre a densidade do seu travesseiro ou, se necessário for, use mais de um. Anatomicamente o nosso corpo cria ângulos de funcionamento perfeito. Assim, o ângulo entre ombro e pescoço deve ser de 90º, em pé ou deitado.
Use um espelho e veja qual a posição da sua cabeça em relação ao ombro. Se necessário for, eleve-a usando toalha, almofada ou outro travesseiro.
Pra você é difícil acordar?
Estabeleça uma rotina: por mais que seja difícil, acorde todos os dias (incluindo os finais de semana e feriados) no mesmo horário.
O nosso cérebro é sedento por rotinas. Acordar sempre no mesmo horário (ainda que depois você volte a dormir) faz com que ele entenda que a rotina a ser seguida exige dele que haja descanso e tempo de recuperação pelo tempo que foi dormido.
As dores nas costas incomodam?
É muito importante que você atente aos ângulos naturais que nosso corpo forma. Note sua posição em pé, ideal: pernas afastadas levemente, observando a mesma linha da bacia. Coluna lombar levemente negativa, que combina com a mesma curvatura da coluna cervical.
Essas curvaturas e distâncias precisam também ser observadas quando deitamos. Para fazer isso, use travesseiros para abraçar ou mesmo para colocar entre os joelhos. Isso vai fazer com que a sua coluna doa cada vez menos! 😀
Comentários
Uma resposta para “Como Dormir Bem? Veja Dicas Científicas!”
[…] Como dormir bem? Veja dicas aqui! […]