Não há nada pior que uma noite mal dormida. E um acúmulo de muitas noites mal dormidas pode causar diversos problemas, além do óbvio cansaço físico. A insônia atinge não apenas aquelas pessoas que passam a noite em claro, mas também as que acordam a cada pequeno intervalo de tempo, impedindo um ciclo completo do sono.
Você não imagina o que dormir com cebolas nos pés pode fazer! Confira!
ASMR: se você assistir isso, irá dormir logo em seguida
Estudos estimam que uma a cada dez pessoas no mundo sofra de insônia – isso é equivalente a 700 milhões de pessoas! Se você faz parte deste grupo, temos uma boa notícia: a cura para a insônia pode estar mais próxima do que você imagina!
Causas da insônia
Já que tantas pessoas no mundo sofrem de insônia, você deve imaginar que não há uma causa única para o distúrbio. É até normal que alguém durma mal quando está estressado, preocupado ou com algum grave problema para resolver. A ansiedade é uma das principais inimigas do bom sono.
Pessoas com quadro de depressão podem dormir demais ou, em alguns casos, dormir muito pouco, ficando sem energia durante o dia. Pessoas com dificuldades respiratórias crônicas ou que estejam passando por alguma doença que causa dificuldade para respirar, como pneumonia, muitas vezes não dormem a noite toda.
Há medicamentos que também alteram o padrão do sono, causando muito cansaço ou tirando completamente o sono à noite. Outras possíveis e bem conhecidas causas para a insônia são: consumo de alimentos de difícil digestão antes de deitar, fumo, consumo de cafeína e horários irregulares para se deitar e se levantar – por exemplo, quem trabalha com turnos pode levar algum tempo para que o relógio biológico se ajuste aos ciclos de trabalho.
O recomendável é que um adulto durma cerca de 7 ou 8 horas por noite. As crianças precisam dormir mais, e os idosos em geral observam uma diminuição de tempo de sono com o passar dos anos. Vale lembrar que isso é uma média, e há pessoas cujo organismo funciona muito bem após 5 ou 6 horas de sono, enquanto outras precisam de 9 ou 10 horas dormindo para não se sentirem cansadas no dia seguinte.
Como curar insônia com remédios caseiros
Seja ela uma condição temporária ou uma insônia crônica, antes de tomar medidas drásticas e comprar remédios para dormir, saiba que há alternativas naturais para curar a insônia. Na sua própria cozinha você encontra os ingredientes necessários para uma boa noite de sono.
Massagem com óleos essenciais
Você já ouviu falar em reflexologia? Ela é uma terapia que foca em partes específicas do corpo, em especial os pés, para garantir o bem-estar de todo o organismo. Isso significa que você pode curar sua insônia com uma simples massagem nos pés.
Mas massagem só não basta: como os poros na planta dos pés são maiores que no resto do corpo, o pé é o local ideal para aplicar óleos essenciais diversos.
A receita para curar a insônia pede três tipos de óleos essenciais misturados: óleo de lavanda, de camomila e de magnésio. Você vai precisar de apenas 10 gotas dos dois primeiros óleos, e 100 ml do óleo de magnésio. Após misturar tudo, basta esfregar algumas gotas nos pés antes de deitar.
A eficácia da receita se explica porque o magnésio é o principal mineral usado para relaxamento – ele vai ser o principal ingrediente na cura da insônia. Lavanda e camomila são plantas de cheiro agradável, conhecidas por suas propriedades relaxantes.
Ingestão de chás
Um chazinho quente na hora de dormir pode ser a chave para a cura da insônia, além de ser uma maneira deliciosa e relaxante de terminar um dia cansativo.
Entre os chás mais indicados contra a insônia, temos os de erva cidreira, lúpulo, maracujá, valeriana, tília, capim-limão, melissa, erva-de-são-joão, laranja-amarga e sementes de endro. Alguns sucos eficazes são os de maracujá, alface e maçã.
Atenção: evite o chá mate, que tem uma dose alta de cafeína, e por isso só vai piorar sua insônia.
Mude sua dieta
Seus hábitos alimentares também influenciam na qualidade do seu sono. Já vimos que comer algo pesado antes de deitar pode causar insônia. Outra mudança na alimentação que pode ajudar a combater a insônia é a adição de alimentos ricos em triptofano.
Triptofano é um aminoácido muito importante que não é produzido pelo nosso organismo. Ele é uma substânciaprecursora da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e pela regulação do sono.
O triptofano pode ser encontrado em queijos, manteigas, leite, nozes, frango, peixes, ovos, soja, lentilha, abacaxi, chocolate amargo, banana, kiwi, aveia e linhaça.
Comentários
Uma resposta para “Uma a cada DEZ pessoas tem insônia! O remédio pode estar na sua casa!”
[…] Dicas caseiras podem te ajudar a lidar com a insônia […]