Obesidade no Brasil, nos últimos dez anos, sofreu um aumento de 60% e, no último ano, constatou-se que cerca de 7% das crianças do país sofrem com o sobrepeso.
Crianças DEVEM Pisar no Chão sem Sapatos?
Você conhece o Pote da Calma? Objeto mágico que acalma crianças
Além de ser a mãe de todas as doenças metabólicas, a obesidade infantil também traz riscos para a socialização dos pequenos, como também dificuldades para praticar esportes e até mesmo brincar. E a fonte de tudo isso, segundo estudiosos, é a má alimentação, que pode e dever ser corrigida desde muito cedo.
Para a obesidade infantil e a má alimentação passar bem longe da sua casa, veja abaixo quais são os 9 grandes vilões da saúde do seu pequeno!
Refrigerantes e suco de caixinha
É bem aquela coisa: deixar de tomar refrigerante parece muito interessante, mas para a substituição, um suco de caixinha parece ótimo, né? Não! Essas duas bebidas tem quantidades exorbitantes de açúcar, sódio e outros aditivos, além de serem absolutamente artificiais. Se você quer realmente dar bebidas saborosas para a criança, invista em frutas batidas em suco.
Salgadinho
A gente sabe que eles são ótimas formas de driblar a fome e a correria do dia-a-dia, mas introduzir isso na dieta do seu filho pode ser terrível. Salgadinhos não tem nenhum valor nutricional, além de serem absolutamente ricos em gorduras e sódio. Quer deixar o pequeno comendo algo assim, crocante e salgado? Invista na pipoca com pouco sal e azeite de oliva.
Sorvete
A gente sabe o quanto deve ser difícil ler isso, mas, saiba: sorvetes industrializados é o resultado de uma soma pobre de gorduras e açúcares. Não tem valor nutricional e ainda podem contribuir com o surgimento do diabetes, além de ser um farol aberto para a obesidade infantil.
Frango empanado
Até o franguinho? Sim. Se você coloca nuggets no prato do seu filho, saiba: ele é resultado do processamento da carne, mas nem mesmo as proteínas e os nutrientes que já estavam no frango continuarão lá. E, como geralmente é frito, ainda é um alimento rico em gorduras que provocam o aumento do colesterol.
Salsicha
Da mesma forma que os nuggets, a salsicha é resultado do processamento da carne e, justamente por isso, é absolutamente pouco nutritiva. Ademais, como é rica em nitratos e nitritos, que podem facilmente se converter em substâncias cancerígenas, precisa ficar bem longe do prato do seu filho.
Biscoito recheado
Tristemente informamos: não basta gostar de uma comida para que ela se torne boa. Como boa parte de todo alimento industrializado, o biscoito recheado é muito rico em gorduras e muito pobre em nutrientes. Melhor passar longe.
Macarrão instantâneo
Como em boa parte dos outros alimentos, o macarrão instantâneo é rico em sódio e nem se configura mais como alimento. Ou seja: não é comida de verdade. Invista o mesmo tempo preparando um macarrão fino e de rápido cozimento, como o ninho, e sinta sabor de comida de verdade.
Batata frita
Até a batata entra nessa lista? Sim. Como o óleo precisa ser aquecido, ele acaba por criar gorduras muito maléficas para o nosso organismo. Infelizmente, da batata de verdade pouco sobra: o que se come ali é gordura crocante.
Cereais matinais açucarados
Mas o que meu filho vai comer se nem o cereal sobrar? Cereal sem açúcar! Embora seja muito gostoso comer uma porção de cereais crocantes logo pela manhã, é importante lembrar da quantidade de açúcar que eles apresentam. Assim, vale mais a pena investir em um com redução de açúcar ou mesmo em uma granola feita em casa.
Comentários
2 respostas para “Se seu filho come um desses NOVE alimentos, CUIDADO!”
[…] Se seu filho come um desses NOVE alimentos, CUIDADO! […]
Matéria totalmente sensacionalista, como salsicha há 450 anos e nunca desenvolvi câncer. Como sorvete todo dia e nunca tive diabetes. Miojo é sempre ou a minha ceia ou meu jantar (café da manhã mesmo é sempre aquele Sucrilhos delicioso). Frango empanado é ruim mesmo. Agora tens coragem de falar do refrigerante!? Melhor que água!!
Enfim, apenas quis expressar minha opinião nesse post formador de opinião que influência muitos pais e mães nesse Brasil.
Até.