E quem disse que os vinhos não podem ser decoração também?
Claro, não para sempre, até porque nós bem sabemos o quanto é delicioso saborear um vinho, principalmente no inverno. Vamos trazer aqui inspirações de suporte, que você pode fazer e usar na decoração da sua casa. E quem sabe até do seu bar?!
Um dia desses encontrei um pequeno carretel vazio, ali no chão mesmo. Poderia estar indo para o lixo, mas sabemos que tudo que vai para o lixo pode ser reaproveitado, como já vimos aqui. Com um carretel pequeno, podemos fazer muitas coisas legais, foi aí que surgiu a ideia do projeto para o suporte em colocar uma garrafa de vinho e algumas taças, que só poderia ser feito com um carretel pequeninho como esse que foi encontrado na rua.
Agora que a peça foi resgatada e transformada, é chegada a hora de dar uma vida nova para aquilo que iria parar no aterro sanitário, como é o destino de vários carretéis como este e muitos outros.
COMO É FEITO:
1 – Como o carretel, muitas vezes, tem como peça central um tubo de papelão, serre fora e use somente os tampos redondos. Serre com uma serrinha de mão mesmo e puxe com um alicate até desmontar tudo.
2 – Em uma das peças redondas (a que ficará para cima), faça um furo central maior para caber uma garrafa. Você pode medir para saber a espessura exata.
3 – Marque com uma caneta os furos que serão encaixados as taças, em quatro pontos equidistantes. O rasgo de 10 mm pode ser feito com uma serra tico-tico e o de 15 mm com uma broca.
4 – Você pode aplicar uma tinta branca no fundo, antes da tinta final para que a cor ressalte mais (e o MDF absorva menos tinta).
5 – Para a cor final, você pode optar em usar a tinta esmalte sintética a base de água. Podendo pintar somente a parte de dentro e concluir a parte de fora depois de parafusar as peças centrais (passo 8).
6 – Corte 4 ripas de madeira com 25 cm de comprimento para servir de peça central. Lixe bem e aplique verniz incolor para o acabamento.
7 – Posicione as ripas no centro do tampo do carretel e parafuse.
8 – Depois de parafusar o tampo de cima nas ripas centrais, feche os buracos do parafuso com massa e faz a pintura da mesma forma do passo 4 e 5.
A versatilidade de uso desse suporte é que você pode usar como bandeja junto à mesa, ou simplesmente apoia-lo no chão e usá-lo como mesa de apoio.
O interessante desse suporte é que você pode usar tanto as taças para baixo, como apoio para segurá-las, caso não queira ficar com ela nas mãos, ou até mesmo para não correr o risco de manchar o móvel da casa.
Muitos anfitriões não gostam mesmo de ver os seus móveis sujos, manchados. E mancha de vinho não é algo tão simples assim de remover. Então aqui uniu o útil ao agradabilíssimo.
Eu já estou fazendo o meu e tendo várias ideias para outros. E por falar nisso, estão servidos?
Conheça o excelente Joia de Casa. As autoras fazem um excelente trabalho em sua missão de divulgar maneiras de reciclar.