Ao adotarmos ou ganharmos um bichinho de estimação, costumamos dar toda atenção e conforto que julgamos que eles precisem, não é? Brinquedinhos, ração, uma caminha, petiscos, consultas ao veterinário… Até em nossa cama costumamos os deixar dormir, afinal, eles são como nossos filhos.
Apesar de todo o cuidado e carinho, devemos ter certas precauções com nossos Pets, pois, ainda que tenham uma higiene adequada e estejam com a vacinação em dia, eles podem transmitir algumas doenças para os seres humanos (e vice-versa!).
Quer saber quais são essas doenças e como as prevenir? Então continue lendo essa matéria.
Alguns dados importantes:
Na Universidade da Califórnia, uma pesquisa foi feita pelo veterinário Bruno Chomel – em parceria com o também veterinário Ben Sun – levando em conta os dados coletados nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Holanda; e teve os seguintes resultados:
- 56% dos donos de cachorros deixam os bichinhos dormirem na cama;
- 62% dos donos de gatos permitem que os Pets durmam na cama;
- 53% dos entrevistados afirmaram tratar os animais como membros da família;
- 41% porcento dos cachorros que dormem na cama são de raças pequenas;
- 1/3 dos donos de cães de grande porte permitem que os Pets durmam na cama;
A COMAC, Comissão de Animais de Companhia do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, também realizou uma pesquisa aqui no Brasil. Segundo essa pesquisa:
- Nos lares brasileiros, a presença dos pets está bastante relacionada à figura feminina – As mulheres detém 69% da posse dos animais de companhia;
- Esse dado, segundo a comissão, revela o papel desempenhado pela mulher na estrutura familiar reforça a presença do cão e do gato como parte daquele núcleo;
- Em geral, no Brasil, 41% dos cães dormem em áreas externas e 23% dormem no mesmo quarto que os moradores da residência;
- No Rio de Janeiro, 31% dos cães dormem no mesmo quarto que os moradores da residência e em Porto Alegre 29%;
- 34% dos gatos partilham a cama com seus donos.
Animais devem partilhar a cama de seus donos?
Embora não seja de fato não permitido, não é aconselhável que os Pets compartilhem a cama de seus donos. Apesar dos bichinhos não transmitirem doenças com frequência, quando estão infectados por alguma e passam para os seus donos, o quadro clínico costuma ser grave.
Dividir a cama o cachorro pode piorar respiratórios, além de favorecer a transmissão de várias doenças. Algumas dessas doenças são: as verminoses, a doença causada pela bactéria Bartonella, a transmissão da super bactéria MRSA (em casos muito raros), micoses e as doenças e alergias transmitidas/causadas por pulgas e carrapatos.
Prevenção dos riscos:
Se, apesar dessas informações, você não consegue dormir sem seu bichinho de estimação, é preciso tomar diversos cuidados para diminuir os riscos de transmissão de doenças.
- Fazer a higienização das patas após passeios em ambientes externos;
- Escovar e dar banho nos animais semanalmente;
- Trocar as roupas de cama frequentemente;
- Fazer uma higienização do animal, após ele defecar ou urinar, para então deixar que ele suba na cama;
- Manter a vermifugação e a vacinação do Pet em dia;
- Levar o animal ao veterinário periodicamente;
- Levar o animal ao veterinário sempre que notar comportamentos estranhos.
E aí, as informações foram úteis para você? Nos conte nos comentários.
Não se esqueça de comentar, também, sobre o que achou desta matéria, além de dar ideias e sugestões de temas que gostaria de ver aqui no site.
Temos também uma página do Facebook, já nos curtiu lá? Não? Então não perca tempo.
Uma ótima semana 😉
Comentários
Uma resposta para “ATENÇÃO: Você dorme com seu cão ou gato? Sua saúde pode estar em sério perigo. Veja por quê”
[…] quem costuma dormir com eles na cama. Eles podem transmitir algumas doenças muitos graves. Veja quais são no arteblog, já que 62% das pessoas que tem gatos, costumam dormir com eles na própria […]