Tapetes de crochê ficam lindos em qualquer peça da casa. Quem sabe fazer, só de ver os modelos já pode começar a tramar as linhas e fazer um para embelezar o lar ou até vender para ganhar uma grana.
Quem ainda não sabe, é fácil de aprender.
Veja alguns tapetes feitos de crochê.
O nome crochê ou croché ou em francês crochet, vem do francês medieval croké, que é o trabalho com agulha tipo gancho para entrelaçar fios. São centenas de tipos de toalhas para mesa, tapetes, roupas, toalhinhas para decoração, capas diversas como as de botijão de gás, bebedouro de água, tampa de sanitários e outros. Cada peça pode ser feita com detalhes que serão únicas.
O trabalho artesanal de fazer crochê é parecida com o tricô manual, só que é trabalhado apenas com uma agulha tipo gancho que pode ser de metal ou plástico para agarrar o fio.
A forma de usar uma agulha com gancho de metal tem origem ainda na pré-história. Historiadores dizem que é provável o início da técnica foi na forma chinesa primitiva de costurar, chegando a Europa por volta do ano 1700. A partir de 1800, iniciou-se pra valer o uso da técnica para fazer adornos, bonecas e peças de decoração.
Éléonore Riego de la Branchardière começaram produzir desenhos padrões para certos tipos de linhas para facilitar o trabalho das pessoas na confecção de peças. Os desenhos foram publicados em livros para que todos tivessem acesso nas técnicas desenhadas e de fácil interpretação e duplicação.
Fotos craftsy.com
Foto: pinetsy.com
Detalhas de uma toalha de mesa feita de crochê