O chamado Pote da Calma funciona para acalmar crianças que estejam muito nervosas, chorando ou esperneando de bravas por motivos diversos. A movimentação do material dentro do pote costuma encantar e faz com que parem de chorar para observar as cores reluzentes.
O Método Montessori conta com alternativas de educação, materiais didáticos, teorias e práticas. Foi criado por Maria Montessori visando educar com observações na evolução da criança de forma natural, do seu jeito de aprender, porque querem saber mais pela curiosidade.
Um pouco sobre Maria Montessori
Italiana de nascimento, Maria tinha inclinação para a ciência, principalmente matemática e biologia. Contrariando seus pais que queriam que ela fosse professora, se inscreveu na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma. Foi uma das primeiras mulheres da Itália a se formar neste curso, em 1896.
Porém, não pode exercer a profissão, já que a sociedade não admitia a possibilidade de uma mulher examinar o corpo de um homem. Isso fez com que iniciasse seu trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais na universidade. A partir daí começou a elaborar as técnicas de aprendizado que até hoje levam o seu nome.
Sobre a obra dessa mulher incrível:
Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adotou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático. [Wikipédia]
Então o intuito do Pote da Calma é ativar a curiosidade como forma de atrair a criança. E deixar que ela descubra novas cores, formas e sensações com a ajuda do objeto. Abaixo você vai aprender como fazer.
Seguindo os passos:
- Auto educação
- Educação como ciência
- Educação Cósmica
- Ambiente Preparado
- Adulto Preparado
- Criança Equilibrada
Como fazer o Pote da Calma
Produtos usados
- Um pote de vidro ou de plástico transparente com tampa
- Duas colheres de sopa de cola glitter
- Quatro colheres de chá de purpurina
- Uma gota de corante alimentar da cor que desejar
- Água meio quente
Pode variar na quantidade dos produtos dependendo do tamanho do pote e até colocar umas estrelinhas coloridas.
Passo a Passo para montar
- Encha o vidro de água até ficar uns 3 dedos de espaço para que possa mexer depois de pronto.
- Adicione a cola glitter e mexa bem até que seja diluída na água
- Adicione a purpurina e misture
- Adicione uma gotinha de corante e tampe bem o vidro
- Está pronto e é só chacoalhar e mostrar para criança que está chorando e ver como ela vai se acalmando ao olhar o líquido brilhante em movimento.
https://www.youtube.com/watch?v=-b5nrg7PWp8