Pouco mais de 52% dos brasileiros estão com peso elevado, destes, 17,9% já são obesos ou obesidade mórbida, que é um estágio avançado de gordura com difícil tratamento com dietas, a não ser partir para uma cirurgia do estômago, seja com redução, anel ou outro tipo de procedimento.
A pesquisa que aponta 52,5% de pessoas com peso acima do normal foi divulgada dia 15 de agosto de 2015 pelo Ministério da Saúde e foi feita pela Vigitel – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, com entrevistas com mais de 41 mil pessoas em todos os estados brasileiros.
- Acima do peso normal: 52,5%
- Destes, já são obesos: 17,9%
- Homens acima do peso: 56,5%
- Mulheres acima do peso: 49,1%
Porcentagem de pessoas com excesso de peso em alguns países:
- Brasil: 52,5%
- África do Sul: 65,4%
- Rússia: 59,8%
- Chile: 25,1%
- China: 25%
- Paraguai: 22,8%
- Argentina: 20,5%
- Uruguai: 19,9%
- Índia: 11%
É impressionante que na Índia só 11% da população estão acima do peso, isto é, 5 vezes menos que no Brasil. Será que estamos comendo tão mal assim? Ou é a alimentação que é farta e todos tem mais poder aquisitivo para comer bem.
Doenças causadas pela obesidade:
Fator de risco para pessoas consideradas gordas: São doenças de causam 78% das mortes entre os brasileiros obesos.
- Doenças do coração
- Diabetes e
- Hipertensão
20% tem colesterol elevado para homens e 22% para mulheres.
Tratamentos naturais ou cirurgias:
Quem está um pouco gordo, ainda é tempo de entrar em um regime sério acompanhado de exercícios físicos, que dentro de no máximo 1 ano estará pesando bem menos, mas é preciso muita força de vontade, muita dedicação e acima de tudo, querer emagrecer.
Não acredite em receitas milagrosas ou neste remédios que prometem muito, porque no fundo, é só um forte comércio de emagrecedores e que mesmo tomando, você só emagrece se fazer uma dieta alimentar e frequentar uma academia regularmente. Outro caminho é fazer exercícios físicos e caminhadas diárias, claro que com o acompanhamento de um médico e uma alimentação saudável.
A cirurgia é um último caminho um tanto penoso, já que, a dieta alimentar pós cirurgia é puxada, ficando pelo menos uns 60 dias praticamente tomando só líquidos e vitaminas receitadas pelo médico, só depois vai poder começar a comer, isto é, beliscar nas refeições ou só papinhas, porque seu estômago reduziu tanto que não vai mais aceitar uma alimentação normal e caso exagere, é certo que vai passar mau e terá que correr ao hospital.
Pense bem:
Fazendo a cirurgia, vai correr o risco na mão do médico e saindo tudo bem, nunca mais vai poder comer normalmente o que quiser, sempre terá que ter um controle rígido na alimentação, então, porque não, fazer um regime sério e exercícios físicos e não fazer o procedimento cirúrgico? Pelo menos lá de vez em quando, poderá exagerar nas festas.
https://www.youtube.com/watch?v=WcCeTK4fhH0