Quer um lugar legal para colocar as fotos dos momentos mais especiais da sua vida?
Veja como fazer porta-retrato em caixa de fita-cassete
Aprenda a decorar porta-retrato com conchas do mar
E quer fazer isso aí em sua casa, personalizando tudo?
Você vai precisar de:
- Porta-retratos tipo biombo (cód. 490), da Fabrikota
- Tecido de algodão liso nas cores azul-marinho, azul-celeste, azul-royal, azul-country e azul-bebê
- Passamanaria na cor azul-royal
- Sutache azul-royal
- Cola branca
- Papel paraná
- Tesoura
- Pincéis Condor de números 484-18 e 484-20
- Tinta PVA True Colors nas cores branca e azul-céu
- Lixa n° 150
* Os materiais aqui relacionados e suas marcas servem apenas como sugestões, sendo, então, a marca de sua preferência perfeitamente adaptável para a execução do seu projeto.
Modo de fazer:
Para começar a arte de hoje, lixe toda a peça delicadamente. Verifique sempre a existência de qualquer falha na superfície da madeira passando suavemente um tecido macio, ao tempo que já aproveita para tirar o pó que irá se formar. Isto garante que sua peça, quando concluída, ficará com acabamento impecável. Caso você encontre neste ínterim qualquer parte da madeira em que o tecido enrosque, volte a lixar até que fique completamente liso. Depois de concluída esta etapa – que você pode adotar em qualquer ocasião em que for trabalhar com madeira -, aplique uma camada da tinta de cor branca utilizando o pincel de número 484-18. Aguarde que a tinta seque seguindo as instruções contidas no rótulo do produto e depois utilize novamente a lixa para alisar novamente todo o porta-retratos. Ao fim desta primeira etapa, é aconselhável que use novamente a técnica do tecido para evitar que qualquer ponta de madeira fique projetada em sua arte.
Usando depois o pincel de número 484-20, aplique uma camada de cola em toda a parte da frente da sua peça e logo depois cole o tecido de cor azul-bebê. Nesta etapa, volte a usar o tecido macio para suavemente passá-lo por cima do tecido colorido que foi fixado na frente da peça. Esta técnica impedirá que bolhas de ar se formem, comprometendo o resultado final da sua arte. Depois disso, utilizando a tesoura, recorte qualquer excesso de tecido que tenha ficado nas laterais da peça. Depois de cortar, passe a lixa nas laterais para que as rebarbas se soltem.
Agora com a tesoura, recorte várias figuras geométricas no papel paramá, acompanhando o contorno de cada uma das peças. Aí então, coloque os recortes em cima dos tecidos de tons de azul. Feito isto, use a tesoura para recortá-los, seguindo sempre o contorno dos recortes. Agora, com o pincel de número 484-20, aplique cola nos recortes do papel paraná e fixe-os em cima dos recortes de tecido.
Utilizando o pincel de número 484-20, aplique cola branca nas bordas de dentro, onde serão colocadas as fotos do porta-retratos. Aí então cole o sutache de cor azul-royal bem em cima. Aplique também cola branca nas laterais de fora do porta-retratos e aí cole a passamanaria de cor azul-royal. Usando o pincel de número 484-18, aplique uma camada de tinta PVA de cor azul-céu na parte de dentro e no verso da peça.
Ainda usando o pincel de número 484-20, aplique uma camada de cola branca em cada um dos recortes cobertos com tecido e aí fixe-os aleatoriamente sobre a peça.
Para finalizar o seu porta-retrato, use o pincel de número 484-20 para aplicar cola dos quadros de sustentação das fotos. Aí então fixe o tecido de cor azul-country em cima. Usando a tesoura e a lixa, retire cada uma das rebarbas de tecido.