Você deve saber qual o enorme prazer encontrado quando terminamos de ler o último parágrafo de um livro fantástico, não sabe?
Aprenda a fazer um porta-bijuteria usando tecido
Veja como fazer uma bolsa incrível de tecido
E o prazer de colocá-lo de novo na estante como se fosse ainda novo?
Com uma capa linda como essa, todos os seus livros ficarão assim: sempre, sempre e sempre novos, independente de quantas vezes sejam abertos para ler!
Você vai precisar de*:
- Tecidos vermelho estampado de cerejas, branco estampado de cerejas, vermelho estampado para forro e chita estampado de vermelho e verde (40 cm de cada)
- Linha de costura vermelha
- Tesoura
- Fita métrica
- Escova de aço
- Alfinetes
- Placa de corte (Mat)
- Régua de corte para patchwork
- Cortador
* Os materiais aqui relacionados e suas marcas servem apenas como sugestões, sendo, então, a marca de sua preferência perfeitamente adaptável para a execução do seu projeto.
Modo de fazer:
Usando o cortador circular, recorte 20 pedaços de tecido medindo, cada um, 7 cm. Recorte de cada um dos tecidos requisitados na lista de material. Aí então, para poder formar os conjuntos, use os alfinetes juntando três retalhos de tecido por vez: por baixo, o vermelho para fazer o forro com a estampa para o lado de fora; no centro, o tecido de chita; por cima, os tecidos com estampa de cereja virados para o lado de fora. Faça 20 montagens iguais a essa, sendo que 10 devem ter a estampa branca e outros 10 a estampa vermelha.
Aí então, à máquina, costure todos os sanduíches lado a lado, de forma que possa fazer uma fileira com 8 quadradinhos e ainda deixar uma margem de costura de pelo menos 1 cm para cada um deles. Então monte as cinco fileiras, sempre intercalando as cores.
Agora una uma fileira à outra pelo lado avesso, sempre alternando as cores dos quadrados e aí costure-os deixando uma margem de pelo menos 1 cm, de forma que possa sempre tombar todas as costuras feitas no passo anterior para o mesmo lado. Aí junte todas as cinco fileiras e dê alguns piques nas margens das costuras feitas, deixando pelo menos meio centímetro separando cada um deles.
Então, uma vez que todas as fileiras estiverem costuradas, use a escova de aço para desfiar todo o tecido que sobrar nas margens, dando a ele um efeito desgastado. Aí então lave a peça, torça e centrifugue para dar um efeito ainda mais gasto.
Costure agora duas tiras medindo 15 x 25 cm no tecido separado para o forro e dobre-as ao meio, deixando a estampa para o lado de fora. Corte mais uma delas, agora medindo 10 x 22 cm e dobre ao avesso, unido-a pelas extremidades e deixando uma delas aberta. Desvire a peça por esta extremidade sem costura.
Corte agora uma tira do tecido para o forro medindo 5,5 cm de largura pelo mesmo tamanho do comprimento do contorno de toda a peça. Dobre este novo pedaço de tecido pelo sentido do comprimento de forma que possa fazer o viés. Posicione-o na extremidade da peça, e usando a máquina costure deixando 1/4 de polegada da margem. Tão logo chegar no vértice, pare a costura e aí dobre, tal como indica a imagem.